Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Operação da Benteler em Camaçari ganha prêmio global do Kaizen Institute
Equipe da Benteler na linha de montagem de powertrain na fábrica da Ford em Camaçari (BA): melhoria de eficiência ganha reconhecimento global

Indústria | 26/11/2020 | 17h00

Operação da Benteler em Camaçari ganha prêmio global do Kaizen Institute

Empresa obteve melhoria de eficiência na linha de montagem da Ford na Bahia

REDAÇÃO AB

A operação da Benteler dentro da linha de montagem de powertrain e eixos da Ford em Camaçari (BA) foi classificada em segundo lugar na edição deste ano do Global Kaizen Award, conferido esta semana pelo escritório internacional do Kaizen Institute na Suíça, que premiou as melhores iniciativas de excelência operacional entre sete finalistas de sete países. O prêmio global é disputado por empresas que no ano anterior venceram a premiação local das filiais do instituto, com iniciativas que garantiram ganhos de eficiência por meio da metodologia Kaizen de melhoria contínua.

No caso da Benteler, a empresa introduziu na operação dentro da Ford o conceito produtivo de manufatura enxuta (lean manufacturing) denominado BOSle 2.0, utilizado em diversas fábricas do grupo sediado na Áustria, que tem 84 plantas industriais em 28 países e apurou faturamento global de € 7,7 bilhões em 2019. No ano passado, o Kaizen Institute Brasil classificou em primeiro lugar a iniciativa da Benteler com o BOSIe 2.0 em Camaçari na categoria “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua” do prêmio nacional do instituto no País.

Segundo a Benteler e a auditoria Kaizen Institute, o processo produtivo da empresa trouxe ganhos significativos de tempo, custos e qualidade na operação em Camaçari, por isso a iniciativa foi premiada entre os mais de 80 projetos avaliados de 60 empresas que concorreram ao reconhecimento em 2019 – e este ano conquistou a segunda colocação na premiação global.

A Benteler produz em Campinas (SP) partes estampadas e eixos que são fornecidos a diversas montadoras no País. Adicionalmente, a empresa executa a montagem com suas peças e de outros fornecedores para entregar conjuntos prontos aos fabricantes de veículos. No caso de Camaçari, a Benteler agrega seus componentes e de outros diretamente na linha da Ford, onde faz a integração do conjunto de motor, eixos, rodas e freios.

No Global Kaizen Award deste ano, além da Benteler em segundo lugar, a premiação foi vencida pelo CTT – Correios de Portugal. Em terceiro ficou o Chilean Grape Group, do Chile, que atua no setor de vinhos e sucos. Também foram finalistas a Mahou Cervezas, da Espanha; a fábrica da FCA Fiat Chrysler na Polônia; o grupo Shell da Holanda; e a BTicino, fabricante de tomadas e interruptores da Itália.



Tags: Benteler, prêmio, Camaçari, Ford, Kaizen Institute, Global Kaizen Award, melhoria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência