Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
ZF apresenta novo middleware para veículos

Tecnologia | 17/12/2020 | 19h21

ZF apresenta novo middleware para veículos

Plataforma funciona como mediador entre o sistema operacional de um computador veicular e seus softwares de aplicativos

REDAÇÃO AB

A ZF se antecipa à CES 2021 e apresenta seu novo middleware para veículos, uma plataforma que funciona como um mediador entre o sistema operacional do computador veicular e seus softwares de aplicativos. Segundo a empresa, seu desenvolvimento é altamente conectado ao desenvolvimento de softwares de aplicativos para domínios de mobilidade como direção automatizada, segurança integrada, controle de movimento de veículos e mobilidade elétrica e estará disponível em larga escala a partir de 2024.

“O novo middleware ZF sustenta a afirmação da empresa em ser um dos fornecedores líderes mundiais de sistemas para o carro definido por software do futuro”, disse Dirk Walliser, vice-presidente sênior de P&D, inovação e tecnologia. “Nossos clientes se beneficiam de processos de desenvolvimento acelerados e complexidade reduzida significativamente ao integrar hardware e software. Ao longo da vida útil do veículo, as funções podem ser atualizadas ou oferecidas adicionalmente sob demanda”, completa.

Por ser um conector para os aplicativos de software e componentes de hardware de um veículo, apenas o middleware precisa ser conectado ao sistema operacional do carro. Esta abordagem minimiza as interfaces, garante uma comunicação rápida com todas as partes do sistema e pode ajudar a reduzir significativamente a complexidade da integração do sistema para as montadoras.

A arquitetura aberta de hardware e software permite um processo de desenvolvimento acelerado e aprimorado entre a ZF, fabricantes de veículos e outros parceiros. Dependendo da arquitetura de software da montadora, a ZF oferece uma abordagem modular com seu middleware, desde uma solução de plataforma completa até módulos únicos que podem ser integrados à plataforma de software dela.

O novo middleware é parte dos novos desafios da tríade software, funções e sistemas inteligentes – cujos processos de desenvolvimento serão a principal missão do Centro Global de Software, que a empresa planeja criar já na virada deste ano. A nova divisão será liderada por Nico Hartmann, vice-presidente de soluções de software e global software center.

“Nosso Centro Global de Software será responsável por desenvolver sistemas de software para arquiteturas futuras para o Grupo ZF e disponibilizá-los para toda a empresa”, diz Dr. Dirk Walliser.

Isso permitirá que a ZF coordene e padronize novas tendências, tecnologias, métodos, procedimentos, ferramentas e funções para dispor o software resultante a todas as suas divisões a partir de uma plataforma comum de desenvolvimento.



Tags: ZF, software, CES 2021, middleware, computador veicular.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência