Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
FCA e Enel X criam parceria para incentivar eletrificação da mobilidade

Elétricos | 18/12/2020 | 19h27

FCA e Enel X criam parceria para incentivar eletrificação da mobilidade

Iniciativa vai além do lançamento de veículos elétricos; Brasil é o primeiro país fora da Europa a receber o projeto

REDAÇÃO AB

O grupo FCA e a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, anunciaram uma parceria que visa, entre outras coisas, criar a infraestrutura para a implantação da eletromobilidade no Brasil. Batizado de e-Mobility, esse projeto é uma iniciativa global da FCA, e o Brasil é o primeiro país fora da Europa a recebê-lo.

De acordo com o comunicado divulgado pela montadora, o e-Mobility pretende promover a mobilidade elétrica no País e uma das chaves para isso é fazer com que o automóvel se transforme em uma plataforma, na qual os usuários vão poder encontrar soluções para suas necessidades diárias. Para isso, a ideia é conseguir parcerias com empresas de diversos segmentos – entre produtos e serviços. Assim, o carro deixa de ser somente um meio de transporte para se transformar em um meio, onde o usuário vai poder encontrar formas de facilitar suas tarefas cotidianas.

“O e-Mobility vai muito além dos carros elétricos, é um projeto que consiste em diversos fatores; tudo isso com um único objetivo, que é promover a mobilidade sustentável, sendo está uma das principais prioridades da FCA”, afirmou Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina. “A indústria automobilística se remodela com soluções sustentáveis, mas sempre buscando atender a melhor experiência possível de um cliente durante o seu deslocamento”, completou. O projeto também contempla a chegada dos modelos eletrificados do grupo – Fiat 500e e o Jeep Compass híbrido – previstos para o próximo ano.

“O diferencial do e-Mobility é oferecer uma solução integrada; estamos criando um novo conceito de interação dos usuários dentro da mobilidade e o veículo é peça importante desse processo. É fundamental entendermos o carro como uma plataforma, muito além do meio de transporte, mas também a forma de conectar diferentes soluções que irão melhorar significativamente a experiência do consumidor, e para isso, precisamos estar próximos de parceiros que se identifiquem com o nosso propósito, assim como a Enel X”, declarou Breno Kamei, diretor de portfólio, pesquisa e inteligência competitiva da FCA.

CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS



A parceria com a Enel X no Brasil permitiu a entrada da FCA no projeto Urban Futurability, criado pela Enel Distribuição São Paulo. Com investimento de R$ 125 milhões – financiado com recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), esse é o maior projeto de inovação da Enel de distribuição de energia, com mais de 40 iniciativas de digitalização e de inteligência artificial para gestão de redes de energia seguindo o conceito de cidades inteligentes. Vale lembrar que a empresa anunciou recentemente outra parceria, com a rede de estacionamentos Estapar, para oferecer 250 pontos de recarga em várias regiões do País.

“Esse projeto vai transformar a rede elétrica em uma plataforma, abrindo novos usos para a energia, como a recarga de veículos elétricos e a geração solar distribuída, contribuindo com o crescimento sustentável da cidade”, declarou Rosário Zaccaria, diretor de infraestrutura e rede da Enel Distribuição São Paulo. /cite>



“A parceria estratégica com a FCA está em linha com o nosso compromisso de fornecer soluções tecnológicas inovadoras e serviços de valor agregado com o objetivo de impulsionar a mobilidade elétrica, o consumo consciente e eficiente de energia e a transição para um sistema energético global mais sustentável em benefício de clientes residenciais, empresas e cidades, declarou Francisco Scroffa, responsável pela Enel X no Brasil.



Tags: Elétricos, parcerias, FCA, Enel X, eletromobilidade, cidades inteligentes, Fiat 500e, Jeep Compass híbrido, Antonio Filosa, Breno Kamei, Rosário Zaccaria, Francisco Scroffa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência