Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Mike Manley é escalado para comandar Stellantis nas Américas
Tavares (esq.) e Manley: de concorrentes a colegas de trabalho no board da Stellantis a partir de janeiro

Carreira | 18/12/2020 | 20h00

Mike Manley é escalado para comandar Stellantis nas Américas

Atual CEO da FCA ganha nova função após fusão com a PSA; Carlos Tavares será o CEO global do novo Grupo

REDAÇÃO AB

Exatamente um ano após a assinatura dos termos da fusão entre PSA e FCA, foi divulgado o futuro de Mike Manley na Stellantis, novo grupo que surge a partir de janeiro com a conclusão do processo de união das duas empresas. Manley, atual CEO global da FCA, foi escalado para o comando da nova companhia nas Américas, confirmou John Elkann, presidente do conselho da Fiat Chrysler Automobiles que terá a mesma posição na Stellantis, em carta dirigida aos funcionários em todo o mundo na sexta-feira, 18.

Já era conhecido desde o início das negociações entre as companhias que Carlos Tavares, CEO do Groupe PSA, seria o CEO do novo grupo. Mas durante todo esse período desde o ano passado ficou em suspenso qual função teria Manley, que desde julho de 2018 era o chefe global da FCA, indicado para assumir o posto após o súbito falecimento de Sergio Marchionne.

Ao contrário do que sugeria a falta de definição sobre a posição de Manley na nova companhia, Elkann afirma na carta aos funcionários que o executivo tem papel protagonista como defensor da fusão, no relacionamento com Tavares e nas tratativas para consolidar a união das duas empresas. “A sintonia e o entendimento que Mike e Carlos mostraram desde o início – graças também a uma longa amizade profissional – foram fundamentais para cada etapa subsequente das discussões com o Groupe PSA, assim como serão para a nova empresa daqui em diante”, escreveu o atual chairman da FCA e futuro da Stellantis.

Após tecer elogios ao desempenho do CEO no último ano e meio, Elkan afirmou que para Manley é um caminho natural o comando da região das Américas na Stellantis, lembrando que antes de assumir a chefia global da FCA ele comandou as operações da Jeep e Ram, duas marcas americanas de maior volume do grupo atualmente.

“Talvez não surpreenda que, tendo liderado a profunda transformação e o excepcional desenvolvimento das marcas Jeep e Ram antes de se tornar nosso CEO, Mike tenha percorrido com tanta naturalidade o terreno tão irregular enfrentado nos últimos dois anos. Por isso, você entenderá o prazer que tenho ao informar que, assim que a fusão for concluída – espero que em breve no próximo ano –, Mike será convidado a assumir a função de Head of Americas, trabalhando junto com Carlos e continuando a nos trazer a sua grande experiência, energia e motivação para tornar a Stellantis a empresa extraordinária que todos sabemos que será”, escreveu John Elkann.



A assembleia extraordinária de acionistas da FCA e PSA para votar a aprovação final da fusão entre os dois grupos na Stellantis está marcada para o próximo 4 de janeiro.



Tags: FCA, Fiat Chrysler, Groupe PSA, carreira, Mike Manley, Carlos Tavares, CEO, presidente, Peugeot, Citroën, Opel, Jeep, Dodge, Ram.

Comentários

  • GilsonPaula Lopes de Souza

    Caminhonatural e, ao meu ver, seguro para essa consolidação ampla e complexa.

  • AlexandreAlencar

    Muitobom ver duas empresas com culturas e experiências se unirem para agregar valor uma a outra. Isso traz robustez, melhoria do produto e redução de custos. É um caminho natural entre grandes corporações. Será uma grande evolução.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência