Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Para Anfavea, produção de veículos crescerá 25% em 2021

Indústria | 08/01/2021 | 13h59

Para Anfavea, produção de veículos crescerá 25% em 2021

Anfavea divulga os resultados da indústria em 2020 e apresenta as projeções para 2021

PAULO RICARDO BRAGA, AB

Como faz mensalmente, a Anfavea promoveu sua coletiva de imprensa na sexta-feira, 8, para comentar os resultados da indústria automobilística em 2020 e apresentar as projeções para 2021. Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, comandou a reunião virtual e destacou o empenho do setor para vencer as dificuldades impostas pela pandemia.


Ele lembrou que juntamente com fornecedores e distribuidores as montadoras trabalharam para equacionar o equilíbrio da cadeia de produção, enfrentando obstáculos logísticos para atender a área de manufatura e os pedidos das concessionárias. Como resultado, os estoques de veículos nas montadoras e revendas chegaram ao menor nível da história do setor, suficientes para atender apenas 12 dias de vendas (pelo ritmo de dezembro passado), provocando prazos de entrega dilatados de até 30 a 60 dias de espera e preços elevados.




- Faça aqui o download dos dados da indústria consolidados pela Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



PROJEÇÕES PARA 2021



Pelos cálculos da Anfavea, a indústria automobilística produzirá 2,52 milhões de veículos este ano, sendo 2,38 milhões de leves e 135 mil pesados (caminhões e ônibus), o que representará um avanço de 25% sobre 2020. Deverão ser emplacadas no País 2,37 milhão de unidades, com um aumento de 15% em relação a 2020. Já as exportações podem passar de 324 mil unidades em 2020 para 353 mil unidades este ano (mais 9%).


AUMENTO DO ICMS EM SP



Um dos destaques negativos apresentados na reunião como retrocesso para o setor foi o aumento do ICMS decretado pelo governo paulista em dezembro, que passa a valer a partir de 15 de janeiro. Para veículos novos as alíquotas chegarão a 13,3%. Já para os veículos usados o efeito dos cálculos levará a um acréscimo de 207% no ICMS a pagar (leia aqui).



Tags: Anfavea, mercado 2020, venda, veículos, emplacamento, projeções, previsão 2021, ICMS.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência