Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Digitalizada, CES segue como palco para novidades automotivas

Eventos | 11/01/2021 | 20h10

Digitalizada, CES segue como palco para novidades automotivas

Principal feira de tecnologia do mundo acontece on-line até 14 de janeiro

GIOVANNA RIATO, AB

Desde 1967, a Consumer Electronics Show (CES) se propõe a apresentar ao mundo as principais novidades tecnológicas e concretizar tendências futuristas. Em 2021, pela primeira vez nas mais de cinco décadas, o evento acontece totalmente on-line, entre 11 e 14 de janeiro.

A digitalização causada pela pandemia de Covid-19 reduziu o impacto visual das novidades mostradas no evento: nada de imagens de grandes soluções tecnológicas rodeadas por uma grande audiência. Ainda assim, o setor automotivo e da mobilidade sustenta a tradição criada nos últimos anos de apresentar ali algumas de suas principais novidades. Afinal, on-line ou presencial, é preciso continuar.

Na versão digital, saem de cena os salões e corredores lotados do centro de exposições que costumava abrigar a feira em Las Vegas, nos Estados Unidos. A perda física é compensada por uma plataforma on-line que abriga palestras, vitrine de lançamentos e um sistema de networking, com agendamento de reuniões. Com a mudança, diminui também a sensação de FOMO (do inglês Fear Of Missing Out – aquela sensação de estar perdendo algo por não conseguir acompanhar tudo o que o evento oferece simultaneamente).

Com as pessoas mais isoladas por causa da pandemia, a CES trouxe uma enxurrada de soluções para casa: televisões conectadas, telas dobráveis, assistentes pessoais. A mobilidade, no entanto, não deixou de ser assunto.

Confira a seguir as principais novidades para o setor automotivo no primeiro dia da CES 2021:

BOSCH: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA LUA



A companhia alemã reforçou a aposta na sustentabilidade e destacou que conseguiu cumprir em 2020 a audaciosa meta de tornar as suas operações neutras em emissão de carbono em todo o mundo. Para a mobilidade, a empresa reforçou a aposta em soluções sustentáveis que incluam Internet das Coisas.

A empresa também abordou a expansão da parceria com a Nasa para usar o sensor de inteligência artificial SoundSee em aplicações na lua. A tecnologia já estava em uso na estação espacial dos Estados Unidos e agora ganha missão mais desafiadora.

LG E MAGNA: COLABORAÇÃO PARA CARROS ELÉTRICOS



A LG, fabricante de eletrônicos, e a Magna, que produz sistemas para a indústria automotiva, reforçaram na CES 2021 a criação da joint-venture LG Magna e-Powertrain. A parceria, anunciada nas últimas semanas, mira o mercado de carros elétricos com a oferta de inversores, motores eletrificados e carregadores. O novo negócio contará com mil funcionários alocados entre Estados Unidos, Coreia do Sul e China.

MERCEDES-BENZ: UM CÉREBRO DIGITAL PARA O CARRO



MBUX Hyperscreen. Este é o nome do painel digital que a Mercedes-Benz apresenta na CES 2021 com o objetivo de melhorar a interação entre pessoas e carros, digitalizando a experiência. A interface de 141 centímetros recobre o painel do carro, equipada com inteligência artificial, chega com a proposta de facilitar a operação de diversos sistemas, como o infoentretenimento, dispositivos de conforto e uma série de outras funções.

Segundo a fabricante, é o cérebro do veículo, com operação por comando de voz e capacidade de aprender sobre as preferências do motorista. A Mercedes-Benz assegura que tudo é “radicalmente fácil de operar”.

MOBILEYE E INTEL: NOVO SENSOR LIDAR E EXPANSÃO DOS TESTES COM AUTÔNOMOS



A jovem e promissora empresa israelense que produz sensores lidar para carros autônomos anunciou uma nova tecnologia no evento. Em parceria com a Intel (empresa que controla a Mobileye desde 2017), a companhia anunciou o Lidar System-on-a-Chip (SoC). Na prática, a novidade concentra em apenas um chip de silício todo o processamento do sensor, incluindo os elementos ativos e passivos, reduzindo o custo do sistema.

Segundo o CEO Amnon Shashuawill a tecnologia vai mudar o jogo para o desenvolvimento de carros autônomos. O lançamento para o mercado ficou prometido para 2025. A empresa também anunciou a ampliação dos testes com veículos robotizados. Este ano Detroit, Tóquio, Xangai, Paris e Nova York devem receber frotas da Mobileye.



Tags: CES, tecnologia, mobilidade, Mobileye, Mercedes-Benz, Bosch, Intel, Magna, LG.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência