Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Na CES, GM lança novidades e disputa a atenção de investidores

Estratégia | 12/01/2021 | 18h07

Na CES, GM lança novidades e disputa a atenção de investidores

Mary Barra, CEO da companhia, anuncia BrightDrop, negócio focado em entregas de mercadorias que chega ao mercado neste ano

GIOVANNA RIATO, AB

Há algum tempo a Tesla ultrapassou a General Motors (e todas as outras fabricantes de veículos tradicionais) em valor de mercado. A montadora de Detroit, no entanto, dá sinais claros de que não está disposta a perder este espaço entre os investidores. Na terça-feira, 12, durante a CES (Consumer Electronics Show), a companhia anunciou a criação de uma nova frente de negócios, a BrighDrop, empresa que vai atuar com produtos e soluções digitais e eletrificadas para a área logística e de entrega de bens.

O novo modelo de negócio já nasce com dois produtos elétricos para os Estados Unidos: a van EV600, que tem autonomia de 400 quilômetros, e um veículo menor, o EP1, um carregador para transportar mercadorias do caminhão até a porta da casa dos clientes.

Os veículos estão adequados à estratégia da companhia de lançar 30 modelos zero emissão até 2025, com investimento de US$ 27 bilhões. A busca por soluções com menos impacto ambiental foi o tema da apresentação de Mary Barra, CEO da companhia. Logo no começo da fala, ela tratou da importância desta abordagem para os investidores:

“A ciência indiscutível por trás da mudança climática estimulou empresas a firmarem compromissos sem precedentes com a redução das emissões de carbono. Investidores estão encorajando organizações para que elas coloquem o propósito ao lado do lucro para destravar valor de longo prazo”, diz a executiva.




Van EV600 e transportador de mercadorias EP1 são os primeiros produtos da BrighDrop

BRIGHTDROP VAI ACELERAR ELETRIFICAÇÃO



Os dois veículos que inauguram a linha de produtos da BrightDrop chegarão ao mercado dos Estados Unidos ainda em 2021, equipados com as baterias da plataforma elétrica Ultium – tecnologia desenvolvida pela GM em parceria com a LG. As novidades estão em teste nas operações da FedEx, que deve ser também uma das primeiras compradoras quando a novidade estiver disponível.

O plano é justamente abrir uma frente de novos clientes do segmento B2B (Business to Business) e, com isso, acelerar as vendas de veículos elétricos por este canal, como uma solução para que estas empresas reduzam emissões de carbono. Com isso, a GM não precisará contar apenas com o consumidor final para aderir à nova tecnologia de propulsão.

Na CES, Pamela Fletcher, vice-presidente do programa global de veículos elétricos da companhia, aponta que a meta da BrightDrop é oferecer um ecossistema completo de soluções para tornar as entregas mais eficientes e limpas, com “veículos, software e outros serviços”.

A OPORTUNIDADE DA ELETRIFICAÇÃO E A NOVA GERAÇÃO DO BOLT AUTOMATIZADA



Além de apresentar o novo negócio, a General Motors destacou na CES o empenho interno para aproveitar o lançamento da nova gama de veículos elétricos para também repensar o design e a experiência dos usuários com os modelos de suas marcas. A companhia aposta em soluções digitalizadas, como um aplicativo no celular que pode ser usado para controlar uma série de funções dos carros elétricos.

No habitáculo, a GM mostrou que vai investir em interfaces digitais, com grandes telas entre motorista e passageiros em seus modelos premium.

A companhia também destacou o sistema de assistência à direção Super Cruise, que conduz o veículo dispensando até mesmo a necessidade de que o motorista tenha as mãos no volante em algumas situações – ainda que a atenção à rota precise ser mantida. A novidade vai equipar a nova geração do elétrico Chevrolet Bolt, que chega ao mercado dos Estados Unidos já em fevereiro. Com a nova tecnologia de baterias, outra melhoria do carro ficou para a autonomia, que saltou de cerca de 380 quilômetros para 420 quilômetros.



Tags: GM, eletrificação, General Motors, investimento, Tesla, tecnologia, Chevrolet Bolt, Cruise.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência