Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 08/04/2009 | 00h00

Fiat entrega Qualitas a fornecedores que valorizam cliente

O Prêmio Qualitas, já na vigésima edição, distinguiu os fornecedores do Grupo Fiat que mais se destacaram em qualidade, atendimento e gestão, com foco crescente no cliente final.

Automotive Business

O Prêmio Qualitas, já na vigésima edição, distinguiu os fornecedores do Grupo Fiat que mais se destacaram em qualidade, atendimento e gestão, com foco crescente no cliente final. Tendo como tema o desafio de transformar oportunidades em resultados, o evento foi realizado ontem (7), em Belo Horizonte, com a presença de cerca de 600 fornecedores da Fiat Automóveis, CNH (marcas Case e New Holland), FPT Powertrain Technologies e Iveco no Brasil e na Argentina.

Distribuídas em cinco categorias de fornecimento – químicos, elétricos, metálicos, logística e materiais indiretos e serviços, 47 empresas foram homenageadas com o Qualitas Awards 2008, no segundo ano em que a premiação foi conduzida pela Fiat Group Purchasing (FGP), empresa criada em 2007 para congregar globalmente as áreas de compras dos diversos setores do Grupo Fiat.

O Qualitas Awards 5 Estrelas, concedido às empresas que mais se destacaram nos últimos cinco anos consecutivos, teve apenas um vencedor: a NGK, fornecedora de velas de ignição, que conquista o prêmio máximo entre os fornecedores da Fiat pela terceira vez seguida. A experiência de sucesso da NGK, baseada no sistema de gestão da qualidade em todas as atividades, foi tema de uma apresentação pelo diretor técnico de engenharia e qualidade da empresa, Aquio Mantoku.

Osias Galantine, diretor da Fiat Group Purchasing na América Latina, disse que é a visão de crescimento do mercado e da economia que orienta os objetivos estratégicos da empresa: a competitividade, o desenvolvimento de produto e o relacionamento. Ele ressaltou que o Programa de Competitividade Integrado é a forma de garantir resultados sólidos, através da aplicação de técnicas e culturas de otimização de valor do produto, melhorando a eficiência dos processos, eliminando desperdícios e gastos com a não-qualidade, e da adoção de tecnologias de classe mundial.

“Estamos investindo com muita determinação no programa de parceria com os fornecedores, para acelerar o desenvolvimento de produtos”, afirmou Galantine, destacando a importância de aumentar a integração com os fornecedores estratégicos. “Sabemos que apenas relacionamentos de confiança e transparência garantirão desenvolvimentos mais ágeis e resultados satisfatórios para todas as empresas”. Para ele, a qualidade deve ter o foco no consumidor: “Os melhores indicadores de qualidade nada representam se não forem transformados em percepção do cliente final”.

A programação do Qualitas Awards contou ainda com apresentações de Antônio Damião, responsável pela engenharia da qualidade de fornecedores, sobre a gestão da qualidade do Grupo Fiat; e dos responsáveis pelas compras de cada empresa do Grupo: Ricardo Ribeiro, da CNH; Paulo Roberto da Luz, da Iveco Latin America; e Armando Carvalho, da FPT Powertrain Technologies.

OS PREMIADOS

Vencedor do Qualitas 5 Estrelas
- NGK

Categoria químicos
- 3M
- Ark BR
- Formtap
- Michelin
- Padrão Grafia
- Petronas
- Produflex
- Tecnoroad
- Truck Bus

Categoria elétricos
- Chris Cintos
- Denso – Betim
- Denso Brasil – Curitiba
- Italytec Imex
- Moura
- NGK
- Sumidenso
- Takata-Petri

Categoria metálicos
- BR Metals
- Johnson Mattey (Argentina)
- Magneti Marelli Cofap
- Mahle
- Magneti Marelli – exaustão
- Maxion
- Metalkraft
- Stola
- Thyssenkrupp – eixos
- Umicore
- ZF do Brasil
- Cruzaço
- Galvasud
- Daido
- Eccos
- Indústria Agro-pertences
- Master Sistemas Automotivos
- Maxiforja Componentes Automotivos
- Siac do Brasil
- SKF Argentina
- Suspensys Sistemas Automotivos
- ZF Sachs (Argentina)

Categoria logística
- Multi Terminais

Categoria indiretos e serviços
- ABCZ
- Comau
- Festo
- Flowcenter do Brasil
- Petrobras
- Taurus
- Tradimaq

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência