Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 04/11/2008 | 00h00

OBD no caminho para norma Euro 5

José Eduardo Luzzi, diretor de vendas e marketing da MWM International Motores, assegura que até o momento as montadoras não fizeram previsão de cortes na produção e as encomendas de motores estão mantidas.

Automotive Business

José Eduardo Luzzi, diretor de vendas e marketing da MWM International Motores, assegura que até o momento as montadoras não fizeram previsão de cortes na produção e as encomendas de motores estão mantidas. “Há apenas alguns ajustes de estoques no mercado local, que vai bem. Em contrapartida, acontece uma queda nas exportações que têm como destino a América do Norte”. Ele explica que a empresa começa a trabalhar para se adequar à legislação de emissões, que adotará as normas Euro 5 em 2012. “Motores menos poluentes e sistemas de exaustão eficientes dependem de novas tecnologias, que são mais sensíveis ao conteúdo de enxofre do combustível” - explica. Para atender as exigências das normas Euro 5 a Petrobras precisará fazer investimentos expressivos, tendo em vista o suprimento de diesel com apenas 10 ppm de enxofre (S10) em 2012. Até lá haverá um esforço para melhorar a qualidade do combustível fornecido nas grandes metrópoles (hoje S500) e também nas demais regiões do país (S2000). Ele lembra que passará a ser obrigatória também a incorporação aos caminhões novos dos sistemas de diagnose a bordo (OBD), para monitorar a operação do motor e fiscalizar os níveis de emissões. Como atenuante para o longo salto de Euro 3 para Euro 5, sem passar por Euro 4, a Anfavea (entidade que reúne os fabricantes de veículos) comprometeu-se a estimular a implantação de laboratórios de emissões e fará campanhas de esclarecimentos sobre a importância na manutenção dos veículos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência