Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 06/07/2010 | 00h00

Mercedes traz S 400 Hybrid por US$ 253,5 mil

Luxo e alta tecnologia estão combinados no veículo alemão.

Automotive Business

Confira outras imagens no Media Center Automotive Business.

A Mercedes-Benz abre a fila na importação de veículos híbridos para o mercado nacional. O S 400 Hybrid, lançado na Europa em 2009, é produzido em série e equipado com baterias de lítio. Oferecido sob encomenda, ele custará aqui US$ 253,5 mil, um valor à altura do pioneirismo do projeto e do luxo incorporado.

Baseado na versão S 350, o híbrido traz um powertrain com um propulsor V6 e um motor adicional magnetoelétrico. A transmissão automática 7G-Tronic, de sete velocidades, tem configuração específica para o módulo híbrido.

O módulo híbrido compacto é um motor elétrico em formato de disco que também atua como um motor de partida e gerador/alternador. O fabricante assegura que o sistema oferece o benefício duplo de economizar combustível e aumentar o prazer de dirigir, já que o motor elétrico dá suporte contundente ao motor a gasolina, entregando 160 Nm de torque adicional durante as acelerações.

O módulo híbrido traz a função start/stop, que desliga o motor quando o veículo está freando, abaixo de 8 km/h, como em semáforos. Quando é hora de arrancar novamente, o motor elétrico reinicia quase que imperceptivelmente o funcionamento do motor a gasolina.

Outra inovação importante aparece nas diminuições de velocidade, tanto com a aplicação do freio bem como do freio-motor. Nessa situação o motor elétrico age como um gerador para recuperar a energia cinética, armazenada na bateria de íons de lítio.

A bateria de íons de lítio armazena energia para o motor elétrico e fica conectada a uma rede onboard de 12 volts para fornecer energia a faróis e dispositivos de conforto. O motor elétrico compacto, instalado na flange entre o motor e a transmissão, possui rotor externo de 3 fases, que desenvolve um pico de potência de 15 kW/20 cv e torque de 160 Nm, com voltagem de 120 Volts.

O fabricante declara que o S 400 Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge a velocidade máxima (eletronicamente controlada) de 250 km/h. Comparado ao modelo que lhe serviu de origem, o S 350, o modelo híbrido da Mercedes-Benz apresenta consumo médio, segundo as normas europeias, 19% inferior. As emissões de CO2 são reduzidas em cerca de 21%.

O S 400 BlueHybrid é produzido na unidade de Sindelfingen, juntamente com os outros modelos S-Class.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência