Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

| 16/07/2010 | 00h00

Reciclanip estimula coleta de pneus inservíveis

Há 458 pontos de coleta e muitas aplicações para o material.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A Anip, entidade dos fabricantes de pneus, informa que elevou para 458 os pontos de coleta e já destinou mais de 1,2 milhão de toneladas de produtos inservíveis para a reciclagem, o equivalente a 240 milhões de pneus de passeio.

A atividade é promovida por meio da Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus sem condições de uso para circulação ou reforma. O material coletado é transportado para as empresas especializadas em trituração ou reaproveitamento.

O programa é desenvolvido por meio de parceiros, na maioria dos casos com prefeituras, que cedem terreno dentro de normas específicas de segurança e higiene para recolher o material vindo de borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos. A lista de todos os pontos de coleta pode ser conferida em www.reciclanip.com.br.

As destinações são aprovadas pelo Ibama. O pneu triturado pode reaproveitado como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou em caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

Com a previsão de investimento de US$ 25 milhões em 2010, os fabricantes pretendem investir 20% a mais que em 2009 no Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. A iniciativa já recebeu US$ 95 milhões desde a criação, em 1999.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência