Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 22/07/2010 | 00h00

GM compra AmeriCredit por US$ 3,5 bi

Montadora havia vendido a GMAC em 2006.

Clarissa Mangueira, Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A General Motors informou nesta quinta-feira, 22, acordo para comprar a AmeriCredit Corp., empresa de financiamento de automóveis, por US$ 3,5 bilhões, tendo em vista o aumento da disponibilidade de empréstimos e de leasing de automóveis. Com a aquisição a GM terá um financiador de automóveis do próprio grupo pela primeira vez desde que vendeu o controle do seu braço financeiro GMAC, em 2006.

A GM vê o negócio como uma maneira de aumentar suas vendas, um passo importante para os planos da montadora de retornar aos mercados de ações até o outono (no Hemisfério Norte). "Esse é outro bloco importante no alicerce para um IPO (oferta pública inicial de ações)", afirmou o diretor-financeiro da montadora, Chris Liddell, explicando que a aquisição permitirá, por meio de um investimento de capital relativamente modesto, atingir uma área com grande potencial.

“As montadoras podem usar seus braços financeiros para impulsionar as vendas de carros e caminhões. Sem isso a GM não tem sido capaz de atender muitos clientes com ofertas de leasing e financiamento. As operações de leasing correspondem a 7% dos negócios da montadora, enquanto a média da indústria automotiva é de 21%” disse Liddell. Segundo ele, cerca de 4% dos compradores da GM têm avaliação de crédito arriscada, enquanto 40% dos consumidores norte-americanos entraram para essa categoria.

Liddell destacou que a participação da AmerCredit nas vendas da GM provavelmente não ultrapassará 10%, mas acrescentou que o negócio vai permitir à montadora alcançar consumidores que estavam fora de seu alcance. A GM também continuará a procurar acordos com outros bancos, como vem fazendo há vários meses, para expandir a disponibilidade de empréstimos. Segundo os termos do negócio, a AmeriCredit continuará a oferecer empréstimos para compra de veículos fabricados por outras montadoras. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Clarissa Mangueira, Agência Estado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também