Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 25/07/2010 | 00h00

Pesquisa Fenabrave avalia relações com fabricantes

Trabalho foi conduzido pela Scheuer Consultoria.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com o Mercado, que busca identificar aspectos a serem fortalecidos nas relações entre concessionários e fabricantes de veículos, chega à décima-segunda edição, coordenada pela Scheuer Consultoria. O levantamento foi o mais representativo da série: o número de matrizes de concessionárias que respondeu saltou de 17% no segundo semestre de 2009 para 19,3% no primeiro semestre deste ano, contabilizando 702 participantes.

Os distribuidores de caminhões e ônibus foram representados por 53% do total de matrizes da rede, o segmento de tratores contou com 24,6%, e implementos rodoviários com 19,3% do total de sua rede. Já o setor de automóveis e comerciais leves teve 13,63% dos concessionários e o de motos foi representado por 9,9% da rede.

Luiz Adelar Scheuer, coordenador da pesquisa, explica que a pesquisa é baseada em similar promovida pela NADA (National Automobile Dealers Association), com utilização de questionário online.

No segmento de automóveis e comerciais leves o Índice de Postura Geral, que resume a opinião dos concessionários em assuntos específicos da montadora, subiu de 68,30 para 69,47. O Índice de Valor (a opinião dos distribuidores sobre o valor total da concessionária) saltou de 75,00 para 76,27. No topo do ranking de automóveis está a Citroën, seguida pela Fiat. Na pesquisa anterior, a ordem era inversa. A Toyota e a Audi apresentaram melhora expressiva no ranking entre as marcas.

No segmento de caminhões o resultado demonstra forte confiança e satisfação setorial com o andamento do negócio. O ranking continua sendo liderado pela Volkswagen, seguida pela Scania, que nesta edição trocou de posição com a Volvo, que acabou em terceiro lugar.

“O setor de duas rodas, embora tenha melhora sua avaliação quando comparada à pesquisa anterior, ainda apresenta números inferiores a dados históricos”, disse Scheuer. O Índice de Postura Geral subiu de 41,70 para 55,46, enquanto o Índice de Valor subiu de 45,00 para 62,71. O ranking de motocicletas é liderado pela Dafra, seguida pela Honda.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência