Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 11/08/2010 | 00h00

Brasil e Argentina debatem comércio bilateral

Licenças não-automáticas para máquinas agrícolas devem ser discutidas.

Agência Brasil e Estadão

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Ivan Ramalho, secretário executivo do MDIC, e o secretário de Indústria, Comércio, Pequena e Média Empresa da Argentina, Eduardo Bianchi, coordenam nesta quarta-feira, 11, às 14 horas, em Brasília mais uma reunião do Comitê de Monitoramento do Comércio Bilateral Brasil-Argentina.

O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, também participa do encontro, o quarto realizado este ano. Antes, às 9h, ocorrem reuniões do Grupo de Defesa Comercial, do Grupo China e de Harmonização Estatística.

As negociações continuam durante todo o dia, com a reunião do Comitê Automotivo Brasil-Argentina. Entre os assuntos em pauta estão defesa comercial, acordos setoriais entre segmentos privados dos dois países, relação comercial com a China, harmonização estatística, integração produtiva, licenciamento não automático de importações, análise do comércio bilateral de bens, lista de exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) e temas agrícolas.

Um dos temas em debate deve ser a demora na liberação das licencas não-automáticas que a Argentina exige para importação de máquinas agrícolas brasileiras, que abastecem 65% do mercado do país vizinho.

O Estadão registrou nesta segunda-feira que a Associação de Fábricas Argentinas de Tratores (Afat) demonstrou grande preocupação com o impacto na produção agrícola argentina. Milton Rego, representante da Anfavea, confirmou o atraso na liberação das máquinas: há empresas que aguardam 120 dias e já houve casos de até 200 dias.

Fontes: Agência Brasil e Estadão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência