Edward E. Whitacre Jr. disse hoje que deixará as funções de executivo-chefe e chairman da General Motors em 1º de setembro, quando será substituído por Daniel Akerson, membro do conselho de administração da companhia.
Whitacre, de 68 anos, não pretendia permanecer por um longo mandato no comando da maior montadora dos Estados Unidos. Ele foi nomeado presidente do conselho de administração da GM em 10 de julho de 2009, após a GM emergir de um pedido de concordata, e em 1º de dezembro daquele ano assumiu o cargo de executivo-chefe da companhia.
"Meu plano era o de ajudar a empresa a recuperar sua grandeza e eu não quero ficar nenhum dia a mais que isso", afirmou Whitacre.
Akerson, de 61 anos, é diretor administrativo da empresa de private equity Carlyle Group e faz parte do conselho de administração da GM desde julho de 2009, quando foi indicado pelo Departamento do Tesouro dos EUA. Ele tem sido um dos membros mais ativos do conselho, promovendo mudanças rápidas na montadora e acabando com velhas práticas.
Akerson sinalizou que sua gestão não representará uma grande mudança em comparação com a administração de Whitacre. Ele disse "compartilhar da mesma visão" do atual CEO da montadora e, quando perguntado se haveria mudanças dramáticas, ele disse que é "seguro assumir que" não será o caso.
A entrada de Akerson na função de CEO ajudar a GM a fornecer aos investidores um claro cenário sobre sua estratégia, após receber US$ 50 bilhões do governo dos EUA. A companhia espera encaminhar os documentos para a realização de uma oferta pública de ações (IPO) até sexta-feira e planeja começar a vender suas ações até o final desse ano. As informações são da Dow Jones.
Comentários
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
A Volkswagen ensaia uma retomada da liderança no ranking de vendas de veículos no Brasil, ocupada pela Fiat Automóveis. Por enquanto a marca limita-se ao primeiro lugar entre os automóveis, mas perde para a Fiat entre os comerciais leves. Há quem assegure que até o final do ano a marca alemã assumirá o segundo lugar no ranking global, atrás apenas da Toyota.
Automotive Business
A integração com a MAN reforça a posição da VW Caminhões e Ônibus e cria condições para sua expansão, no entender de Roberto Cortes, seu presidente.
Automotive Business