Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Importados | 08/09/2010 | 15h30

Anfavea mostra preocupação com balança comercial

Entidade alerta para crescimento de 35% dos importados em 2010.

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social

Giovanna Riato, AB

Em coletiva de imprensa para apresentar os resultados do setor automotivo, Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, entidade que reúne fabricantes de veículos, destacou a preocupação da entidade com o crescimento das importações.

Dados da associação indicam que o volume de importados saltou 18% entre 2008 e 2009, de 245 mil para 290 mil. Este ano o avanço já chega a 35,8%, para 394 mil unidades de janeiro a agosto. “Nossa preocupação é que este crescimento está tornando-se exponencial”, aponta Cledorvino Belini, presidente da entidade.

O avanço das vendas de veículos chegou a 10,1% nos primeiros oito meses de 2010, com 2,19 milhões de unidades. Neste cenário, os veículos nacionais cresceram 5,7%, com 1,8 milhões de unidades, contra o volume de mais de 30% dos importados.

“Não somos contra as importações, mas o volume preocupa porque ainda não estamos conseguindo exportar proporcionalmente”, avalia Belini. Em agosto as exportações avançaram 0,8% sobre julho e 54,9% na comparação com o mesmo mês de 2009, para US$ 1,13 bilhão.

Segundo a Anfavea, os resultados positivos ainda não indicam uma recuperação, já que 2009 foi fraco em vendas externas. O setor exportou 489,5 mil unidades entre janeiro e agosto deste ano, um avanço de 73,2% sobre o mesmo período de 2009 mas uma desaceleração de 44,6% se a comparação for feita com 2008.

“Temos que lembrar que o mundo tem 20 milhões de unidades de capacidade de produção ociosa. Por isso, todos estão buscando mercados em crescimento, como o brasileiro”, alerta Belini.



Tags: Anfavea, balança comercial, importação, importados.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência