Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 10/09/2010 | 12h24

Etanol comanda a alta do custo de vida

Preço do combustível cresceu 7,74%.

Bruno Bocchini, Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Bruno Bocchini, Agência Brasil

O custo de vida no município de São Paulo teve alta de 0,25% em agosto, aumento de 0,11 ponto percentual em relação ao mês anterior, que apresentou elevação de 0,14%. Segundo o Índice do Custo de Vida divulgado nesta quinta-feira, 9, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o aumento no preço do álcool combustível (etanol), de 7,74%, foi o maior responsável pela alta.

O preço médio do etanol em agosto contribuiu com 0,1 ponto percentual no cálculo no índice. O grupo transporte, impulsionado pela alta do álcool, teve participação de 0,13 pp na elevação de 0,25% do custo de vida. O grupo habitação foi responsável por 0,12 pp, com destaque para o aumento nos preços dos aluguéis e nas tarifas de luz.

Segundo a coordenadora de Pesquisa do Dieese, Cornélia Nogueira, a elevação do preço do etanol era esperada, pois o atacado já havia apresentado alta no mês anterior. “Toda vez que há alta no preço do atacado, um mês depois a alta chega no varejo”, afirmou. De acordo com ela, como o atacado continua em alta, provavelmente o preço ao consumidor do combustível continuará em alta no próximo mês.

No acumulado do ano, o ICV apresentou crescimento de 3,62%. Os grupos com taxas superiores a esse índice foram saúde (5,62%), educação e leitura (4,93%) e habitação (4,46%). A taxa do grupo educação e leitura foi registrada apenas no início do ano, quando as escolas costumam ajustar seus valores. Provavelmente, segundo o Dieese, não afetará a inflação no restante de 2010. Em relação à saúde, o órgão informa que a alta ocorreu tanto na assistência médica (5,54%) como nos medicamentos e produtos farmacêuticos (6,02%).



Tags: etanol, combustível, Dieese, Índice do Custo de Vida, álcool, ICV.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência