Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 10/09/2010 | 12h29

Alcântara Cyclone Space terá obras este ano

Primeiro lançamento deve ser em 2012.

Carolina Pimentel, Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Carolina Pimentel, Agência Brasil

As obras para a construção do sítio de lançamento de foguetes e satélites da empresa binacional Brasil-Ucrânia, Alcântara Cyclone Space (ACS), na cidade maranhense de Alcântara, devem começar ainda em 2010.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e os diretores da ACS, Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk, estiveram na quinta-feira, 9, em Alcântara para lançar a pedra fundamental das obras.

De acordo com a empresa, o primeiro passo é a retirada da vegetação do terreno de aproximadamente 500 hectares, autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Aeronáutica alugou à empresa a área no Centro de Lançamento de Alcântara. No sítio, a ACS poderá lançar seus foguetes. A previsão é que o primeiro lançamento do Cyclone-4 ocorra em fevereiro de 2012.

O complexo espacial da ACS será formado por prédios onde os satélites serão testados e acoplados ao foguete e por um outro local composto pela torre de lançamento, de acordo com informações publicadas na página da ACS.

Como parte da infraestrutura, a empresa binacional contará com uma torre móvel, de 34 metros de altura, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), plataforma capaz de abrigar um Veículo Lançador de Satélite (VLS). A torre deve ficar pronta em dezembro deste ano e permitirá que a operação do foguete seja feita remotamente.

A sala de controle do centro passou por um processo de modernização, iniciado em 2009, para atender à demanda da binacional, de acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A sala fornece uma série de dados, como informações meteorológicas, aos operadores da missão.



Tags: Alcântara Cyclone Space, foguete, Ministério da Ciência e Tecnologia, VLS, Agência Espacial Brasileira.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência