Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 18/09/2010 | 10h22

Formica, ex-Toyota, chefia marca Fiat

Executivo substitui Lorenzo Sistino.

Ricardo Gozzi, Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A montadora italiana Fiat contratou um executivo europeu da Toyota Motor para chefiar a marca no segmento de carros, em substituição a Lorenzo Sistino, que passará a supervisionar a expansão da companhia nos mercados emergentes e continuará no segmento de veículos comerciais leves.

A montadora, que está se preparando para cindir-se em duas diferentes companhias a partir de 1º de janeiro de 2011, nomeou Andrea Formica como executivo-chefe da marca Fiat, a maior das três marcas da empresa, segundo nota divulgada nesta sexta-feira.

Formica, de 49 anos, será responsável não apenas pelas vendas da Fiat, mas também pelos negócios das outras duas marcas da companhia: Lancia e Alfa Romeo. Além disso, ele supervisionará as vendas da Chrysler na Europa. A Fiat possui uma participação de 20% na Chrysler e a parceria com a montadora norte-americana permitirá à italiana expandir sua presença em mercados estrangeiros. Formica era vice-presidente de vendas, marketing, planejamento de produto e comunicação da Toyota Europa antes de sua mudança para a Fiat, que entra em vigor imediatamente.

Sistino, por sua vez, continuará à frente da Fiat Professional, que compreende os veículos comerciais leves da empresa, ao mesmo tempo em que assumirá a responsabilidade pela expansão dos negócios da Fiat em mercados emergentes como China, Índia e Rússia, onde a Fiat possui joint ventures com montadoras locais.

Na quinta-feira, em meio a rumores na mídia italiana segundo os quais Formica iria para a Fiat, o executivo-chefe da montadora, Sergio Marchionne, disse a jornalistas que a companhia passaria por algumas mudanças. Marchionne fez o comentário pouco depois de os acionistas da Fiat terem aprovado seu plano de separar a unidade de veículos de passeio das unidades de caminhões e tratores da Fiat. A cisão deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2011. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Ricardo Gozzi, Agência Estado.



Tags: Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Chrysler, Fiat Professional, Iveco, CNH, Sergio Marchionne.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência