Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 29/09/2010 | 09h21

Conversão do motor só em oficina autorizada

Estabelecimentos devem ser homologados pelo Inmetro para adaptar veículo para rodar com GNV.

Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Brasil

O motorista que optar pela conversação do motor do carro para gás natural veicular (GNV) deve evitar as oficinas não autorizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Na última segunda-feira, 27, o cilindro de gás de um carro que estava sendo abastecido em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, explodiu deixando cinco pessoas feridas e vários estragos.

As oficinas de instalação de kits de GNV nos veículos devem atender a todas as regulamentações determinadas pelo Inmetro. Os requisitos básicos para que as oficinas obtenham a autorização do instituto são a capacitação de pessoal, a aquisição dos equipamentos necessários à conversão e de componentes certificados. Há 153 oficinas autorizadas pelo instituto a operar no estado do Rio.

Segundo o gerente do Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Leonardo Rocha, após a conversão do carro, o proprietário do veículo deve ir a um posto de inspeção verificar se o trabalho foi feito adequadamente, seguindo os critérios do regulamento.

Rocha explicou que, anualmente, os proprietários desses veículos têm que fazer as inspeções nos órgãos credenciados, para verificar se a conversão respeitou os requisitos de segurança.

Outro cuidado que o proprietário deve ter é fazer, a cada cinco anos, um serviço de requalificação do cilindro do kit GNV, para verificar se ele mantém as propriedades e se continuam a ser cumpridos os requisitos de segurança.

Leonardo Rocha alertou que o risco de instalar os kits de gás em estabelecimentos não autorizados pelo Inmetro pode acarretar problemas no desempenho do veículo.

“Tem o perigo em relação à segurança. Se essa conversão não for feita de forma adequada, você pode acarretar danos sérios aos usuários". Para ele, a má instalação pode levar a um problema maior, até a uma explosão.

A instalação do sistema de gás nos veículos vem atraindo muitos motoristas, pelo fato de o combustível ter o menor custo em relação à gasolina e ao álcool.



Tags: combustível, GNV, gás, motor, conversão, Inmetro, oficina.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência