Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 01/10/2010 | 17h49

Produção industrial cresce 8,9% em um ano

Informação é do IBGE, que divulgou pesquisa nesta sexta-feira.

Thais Leitão, Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Thais Leitão, Agência Brasil

A produção da indústria brasileira ficou praticamente estável em agosto, com leve redução de 0,1% na comparação com o mês de julho, quando houve crescimento de 0,6%. Em relação ao mesmo período de 2009, foi registrada expansão de 8,9%, o décimo resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação.

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil, divulgados nesta sexta-feira (1º/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam ainda que o setor industrial acumulou crescimento de 14,1% nos oito primeiros meses do ano e de 9,9% no período de 12 meses encerrados em agosto, mantendo a trajetória ascendente iniciada em outubro do ano passado.

Dos 27 ramos pesquisados, 16 apresentaram redução na produção de julho para agosto. As principais pressões negativas partiram de metalurgia básica (-5,8%), que já vinha atuando com estoques em volumes elevados, e de refino de petróleo e produção de álcool (-3,6%) em função da paralisação técnica em uma unidade. Os ramos que mais influenciaram positivamente o resultado foram máquinas e equipamentos (5,6%) e veículos automotores (1,4%).

Em relação ao mesmo período de 2009, o levantamento do IBGE aponta que foi mantido o crescimento generalizado tanto entre as categorias de uso como entre as atividades e os produtos. Entre as atividades, a principal contribuição positiva foi de veículos automotores (27,2%), seguidos por máquinas e equipamentos (20,7%). Já as pressões negativas mais importantes partiram do setor de refino de petróleo (-3,6%) e indústria farmacêutica (-5,6%).



Tags: IBGE, pesquisa, estatística, metalurgia, petróleo, álcool, máquinas e equipamentos, veículos, farmacêutica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência