Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 15/10/2010 | 12h27

Aumento da inadimplência é o maior para setembro

É a quinta alta consecutiva apurada neste ano.

Alex Rodrigues, Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Alex Rodrigues, Agência Brasil

O número de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas no prazo previsto voltou a subir em setembro. Segundo o indicador da Serasa Experian divulgado hoje (15), no mês passado o nível de inadimplência aumentou 1,6% em comparação ao de agosto. Essa é a quinta alta consecutiva apurada este ano pela empresa de consultoria.

No ano, o crescimento da inadimplência já atinge 1,8%. A elevação de 1,6% é a maior para o mês de setembro desde que o índice foi criado, em 2000. Já em comparação ao mesmo mês de 2009, a alta foi de 15,3%, a maior desde março de 2009, quando o país enfrentava os efeitos da crise econômica mundial.

Segundo a Serasa Experian, as dívidas com cartões de crédito e financeiras foram as principais responsáveis pela elevação do índice, contribuindo com 2,5% no resultado. As dívidas com bancos apresentaram pequena alta (0,2%), e tiveram participação de 0,1%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos registraram queda (de -0,2% e -0,8%, respectivamente).

De acordo com os economistas da empresa, o crescimento da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um maior aumento da inadimplência. Ainda assim, a perspectiva é que o índice de outubro traga os reflexos decorrentes das compras do Dia da Criança, uma vez que, de acordo com o indicador de atividade comercial da própria empresa, a data foi o melhor momento para o comércio este ano, com crescimento de 12% nas vendas.



Tags: Serasa Experian, inadimplência, dívidas, cartões de crédito, financeiras, bancos, títulos protestados, cheques, dia da criança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência