Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 20/10/2010 | 08h55

Carro feito de bambu é atração em evento no Rio

Modelo está em exposição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Carolina Pimentel, Agência Brasil

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Carolina Pimentel, Agência Brasil

Quem visitar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai se deparar com um carro feito de bambu. Desenvolvido por alunos de engenharia civil, elétrica e mecânica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, o protótipo ficou pronto depois de um ano de trabalho.

Toda a estrutura do veículo é de bambu, como o banco e o suporte para o volante. Os pneus e o volante são do mesmo material usado em um carro convencional. O compacto, parecido com um jipe, é movido a quatro baterias e tem capacidade de transportar de duas a três pessoas. Não tem teto nem velocímetro e pode chegar a 40 quilômetros por hora.

“É um projeto piloto. Era para mostrar aos alunos que engenharia não se limita a concreto e aço e dar uma noção de sustentabilidade”, disse o doutorando em estruturas da PUC e um dos orientadores do projeto, André Guedes Pinto.

O custo do carro de bambu foi de aproximadamente R$ 6 mil. O veículo está exposto no estande do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na feira, que vai até domingo (24). O tema da edição deste ano é Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.

Outra atração é o túnel sensorial, criado por estudantes do curso de fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB). No túnel, o visitante tem de caminhar com os olhos vendados em um pequeno corredor e descobrir – com o tato, o olfato e a audição - o que há dentro de caixas de papelão, como folhas secas, geleia, palha e arroz. A atividade é para mostrar como uma pessoa cega se orienta por meio dos outros sentidos, segundo a graduanda e participante do projeto Paula Marques.

“Foi fácil porque me ajudaram a andar sem enxergar. Acho que deve ser difícil um cego andar por aí”, disse o estudante Marcos Felipe, de 11 anos, que experimentou o túnel sensorial. A semana tem mais de 10 mil atividades programadas até o próximo domingo em 300 cidades do país, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.



Tags: bambu, carro, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, PUC, veículo, jipe, Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, UNB.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência