Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 24/10/2010 | 20h50

Simpósio da AEA analisa segmento de lubrificantes

Evento foi promovido no Milenium, em São Paulo.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A AEA -- Associação Brasileira de Engenharia Automotiva promoveu dia 21 de outubro, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, o III Simpósio Internacional de Lubrificantes e Aditivos. Após uma breve apresentação sobre a FPT- Fiat Powertrain Technologies, o diretor de engenharia João Irineu Medeiros abriu o programa lembrando que os sistemas de propulsão passam por transformações, a maioria relativas a mudanças na legislação ambiental.

Medeiros assegurou que os lubrificantes têm importância capital no desenvolvimento de novos motores que seguem a tendência de downsizing, para oferecer potência equivalente com propulsores de menor cilindrada.

As mudanças no mercado de óleos básicos foram avaliadas por Valentina Holm-Serra, gerente de mercado global da Indústria de Lubrificantes Nynas, juntamente com Douglas McGregor, gerente de serviços técnicos e de marketing de lubrificantes da Afton Chemical. Os dois especialistas afirmaram que o uso de óleos adequados traz benefícios para o meio ambiente, reduzindo as emissões e ainda economia para o consumidor final, com redução do consumo de combustível.

O gerente mundial de contato com a indústria da Infineum, Brian Crichton, mostrou a necessidade de se investir em novas tecnologias. Já os resultados de testes, que mostraram os diferentes desempenhos entre lubrificantes, realizados em ônibus de transporte urbano, foram apresentados por Dave Pristic, gerente regional de negócios da Lubrizol para driveline. Jack Zakarian, gerente global de desenvolvimento de produtos automotivos da Chevron, apontou as tendências do mercado de lubrificantes para transmissão manual e óleos para eixos e diferenciais.

A segunda parte do seminário focou a atenção em fluidos automotivos, períodos de troca, catalisadores e a influência do biodiesel nos óleos lubrificantes. Deise Schiavon, coordenadora do Grupo de Trabalho Reposição de Frota, do Sindipeças, mostrou que há quase 30 milhões de veículos em circulação e cerca de 10 milhões de motocicletas nas ruas. “Com crescimento médio de 7,4% ao ano a partir de 2011, em 2015 o Brasil terá uma frota de veículos superior a 46,5 milhões e mais de 15,5 milhões de motocicletas”, apontou Deise.

A importância do sistema de filtração na qualidade do lubrificante para operação dos motores diesel foi analisada por Sérgio Giummarra, gerente de vendas e aftermarket da Cummins Filtration na América do Sul. Mônica Vasquez, gerente de relações técnicas da YPF, apontou que a qualidade dos óleos e o período de troca são fatores fundamentais para o bom desempenho dos lubrificantes. Coube a Lucilene de Morais fazer um apresentação sobre a aplicação de fluidos de freios.

Charles Conconi, engenheiro de materiais da Mercedes-Benz do Brasil, conduziu uma apresentação arrefecimento dos motores e Alan Van Arnhem, gerente de tecnologia aplicada da Umicore, explicou como o tipo de óleo lubrificante pode afetar diretamente o catalisador, incluindo a conversão de HC e NOx.

A coordenadora do Laboratório de Combustíveis e Lubes da Ipiranga, Roberta Teixeira, finalizou a sequência de palestras do simpósio com o tema “Influência do Biodiesel nos Lubrificantes”.



Tags: lubrificantes, AEA, downsizing, emissões, fluido de freio, catalisadores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência