Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 27/10/2010 | 11h10

Honda apresenta carros do futuro em São Paulo

Montadora diz que pensa em desenvolver compacto para o Brasil.

Marcelo de Paula e Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Marcelo de Paula e Giovanna Riato, AB

Muito se fala de carros do futuro com motor híbrido ou totalmente elétricos. Pois quem visitar o estande da Honda durante o Salão do Automóvel poderá conferir dois modelos futuristas da marca.

Um deles, o híbrido Insight já está sendo comercializado fora do país (vendeu 1300 unidades na Grã-Bretanha). Ele tem motor a gasolina que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico. Com espaço para cinco pessoas, o Insight tem novidades como o Ecological Drive Assist System, que monitora o estilo de condução (aceleração e frenagem do motorista) e sistemas que auxiliam na redução de consumo e de emissões.

A montadora apresentou ainda o conceito elétrico EV-N. O destaque é a possibilidade de carregar a bateria do compacto na tomada ou com energia solar, captada por um painel acoplado ao veículo. O modelo tem autonomia de 100 quilômetros e necessita de oito horas para recarregar a bateria.

O compacto conta ainda com airbag e computador de bordo, além de poder carregar na porta um outro veículo, o U3-X. Semelhante a um patinete, o dispositivo de mobilidade se locomove de acordo com a inclinação do corpo. Ao parar o carro, o motorista pode remover o equipamento da porta e, ao invés de caminhar, usá-lo para se locomover.

Mercado


O vice-presidente comercial da Honda América do Sul, Issao Mizoguchi, apontou que a empresa espera comercializar 125 mil veículos no Brasil em 2010. Deste total, 20 mil serão importados. Para 2011, a estimativa é crescer ao ritmo do mercado, entre 5% e 7%, e manter o market share de 3,7%. A missão não será tão fácil quanto parece.

A questão é que a Honda atua no mercado de veículos médios, que cresce numa proporção menor do que os carros de pequeno porte e de entrada. Esse fator somado à iniciativa de concorrentes de investir em carros mais baratos pode reduzir bastante o market share da montadora.

“Não podemos olhar apenas para a questão de participação de mercado. O Brasil é bem diferente da Ásia e de outros países. O público tem preferência por produtos específicos. Um compacto vendido na Índia, por exemplo, não serve para ser vendido aqui”, disse, explicando que os compactos nacionais precisam ter autonomia muito alta e motores flex.

Para atender ao mercado local e manter a presença no mercado, a companhia estuda a possibilidade de produzir um carro compacto no Brasil, mas não tem nada efetivo ainda. “Nenhum projeto está em andamento, mas é claro que analisamos essa possibilidade”, afirmou.

Além de pensar em ampliar a atuação em outros segmentos, a Honda trabalha para aumentar o índice de nacionalização dos modelos que já comercializa, que fica hoje em torno de 60%. "Sempre buscamos um crescimento deste volume", conta Mizoguchi. Para isso, a empresa investe anualmente cerca de US$ 150 milhões, valor que também envolve a manutenção de máquinas e equipamentos e atualização de produtos.

O executivo também comentou que a nova fábrica da empresa, que está em construção na Argentina, deverá entrar em funcionamento em meados de 2011, com produção de 5 mil veículos por ano para atender apenas o mercado doméstico daquele país.



Tags: Honda, U3-X, EV-N, híbrido, elétrico, carro compacto, Insight, Salão do Automóvel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência