Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 07/11/2010 | 20h28

Salão dribla infraestrutura e faz sucesso

750 mil visitantes ficaram satisfeitos com novidades.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social



Os organizadores do Salão do Automóvel estão exultantes com os resultados da edição deste ano, que registra os 50 anos da iniciativa. A presença de 450 modelos de veículos, de 42 marcas dos fabricantes instalados no País e importadores, junto com o otimismo na economia e indústria automobilística, transformou o evento em sucesso comercial e de público.

A Reed Alcantara, promotora, espera receber 650 mil visitantes. Mas o número foi superado por larga margem – estima-se que 750 mil pessoas visitaram o Anhembi, em São Paulo, de 27 de outubro a 7 de novembro para ver o show de carros conceitos, elétricos, híbridos e novidades que estão chegando às lojas.

O salão continua sendo bem recebido pelo público, driblando a pobre infraestrutura oferecida pelo Anhembi que exige desdobramento de todos os envolvidos no evento para evitar vexames. O tráfego de veículos na região e a oferta de estacionamento beiram o desastre nos dias da exibição. Forma-se um verdadeiro caos ao redor do pavilhão e não menos crítica é a situação na própria área de exposição, com deficiências já conhecidas na climatização, oferta de alimentação e banheiros.

Apesar de todos esses obstáculos, Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, enfatiza que o empreendimento se consagrou como o maior evento de negócios da cidade de São Paulo. Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, ressalta que o salão é a vitrine pela qual a indústria brasileira de automóveis mostra seu posicionamento de importância no cenário internacional. O executivo espera contabilizar um crescimento das vendas de 8% este ano, em relação a 2009.

Belini disse também que a Fiat, da qual é presidente, foi o expositor mais ousado desta vez, apresentando novas tecnologias, lançamentos e um carro-conceito como o Mio, prova da intensa interatividade da montadora com o consumidor. O lançamento do Bravo foi outro ponto alto do estande.

Marcos de Oliveira, presidente da Ford para o Mercosul, destacou o Mustang, o Fusion Híbrido, que teve um exemplar entregue ao presidente Lula, o New Fiesta e as tecnologias de eletrificação e conectividade desenvolvidas pela marca.

Para os jornalistas da Abiauto o estande da General Motors foi o melhor do salão, com grupos de jovens animando as apresentações, um robô da série Transformers e um Camaro ‘voador’, controlado de forma remota. Emerson Fittipaldi foi uma das atrações nos primeiro dia dedicado à imprensa, chegando ao palco pilotando um Omega, que levará seu nome em série especial.

Ao lado das novidades de mercado, como a Amarok de duas portas e o novo Jetta, a Volkswagen levou mais uma vez a recordista de participação no Salão: a Kombi, primeiro veículo da marca produzido no País.

José Luiz Gandini, presidente da Abeiva -- Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, que teve 30 empresas apresentando nada menos que 70 lançamentos, o veículo estrangeiro tem atrativo especial para o visitante. “Muitos vêm do interior do País para ter o primeiro contato com os modelos que chegam do exterior e assim surgem novos negócios”, analisa.

“O salão foi um grande sucesso”, resumiu Leandro Radomile, diretor comercial da Audi Brasil. Bia Bryan, da área de comunicação corporativa da Chery Brasil, concorda com ele: “Recebemos a visita de 1.685 empresas interessadas em distribuir nossos veículos”.

Três marcas anunciaram investimentos em linhas de produção locais: a chinesa Haima, a Suzuki e a Rossin-Bertin. “O salão foi o local perfeito para anunciar a decisão de montar uma nova fábrica no Brasil”, disse Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki do Brasil.



Tags: Salão do Automóvel, Reed Alcantara, Anhembi, Suzuki, Haima, Rossin Bertin.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência