Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 08/11/2010 | 12h39

`Sinal amarelo está aceso´, diz Belini sobre a balança comercial

Presidente da Anfavea aponta que setor automotivo brasileiro está pressionado.

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social



Giovanna Riato, AB

A Anfavea divulgou nesta segunda-feira, 8, que as exportações seguem curva de recuperação e registraram alta de 6,8% sobre setembro, com 78.072 unidades. Na comparação com outubro de 2009, o avanço chega a 61,1%. O volume cresceu ainda 74,8% no acumulado do ano comparado ao mesmo período de 2009, com 649.302 unidades.

O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, afirma que, apesar do crescimento, a balança comercial do setor automotivo está abalada. "O sinal amarelo está aceso", alerta o executivo.

O dirigente apontou que, enquanto o volume de exportações caiu de 30,7% para 17,7% do volume total entre 2005 e 2010, a presença de importados avançou de 5% para cerca de 19%. "Nosso mercado está mais atrativo, é natural que as importações cresçam. O que preocupa é a queda nas exportações", explica Belini.

Segundo Belini, a maturidade dos mercados de veículos em países desenvolvidos está resultando em "uma pressão excessiva sobre o setor automotivo brasileiro". Países com excesso de capacidade produtiva buscam desovar veículos no Brasil, já que a capacidade ociosa mundial já alcança 27 milhões de unidades por ano.

Belini defende que o governo desenvolva um pacote de incentivos a exportação específico para produtos manufaturados, o que mais sofre com o avanço dos importados. "Queremos que o Brasil seja o 4º maior mercado mas que seja também o 4º produtor mundial e não o 6º", concluiu.



Tags: Anfavea, balanço, exportação, balança comercial, Cledorvino Belini, veículo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência