Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mobilidade | 11/11/2010 | 07h13

GE pesquisará soluções em energia para Vale

Foco inicial no Brasil serão ferrovias.

Agência Estado, com informações da Reuters

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


A Vale fechou com a General Electric um termo de cooperação para pesquisar novas soluções em energia, um insumo crítico para a mineradora que é o quarto maior consumidor do país. Segundo o, o objetivo do acordo é otimizar o consumo de energia da empresa.

"Algumas tecnologias podem inclusive ir para a área mineral, não só energia", afirmou o presidente do Instituto Tecnológico Vale, Luiz Mello, à Reuters durante evento para anúncio dos planos da GE no país.

A GE anunciou nesta quarta-feira que vai investir US$ 500 milhões no Brasil para a construção de um novo centro de pesquisa e na expansão de suas operações no país. Do valor total, US$ 400 milhões serão aplicados nos próximos três anos em tecnologia e desenvolvimento de novos produtos e novas linhas de produção.

Mello disse ainda que a parceria com a GE será fundamental em regiões onde a Vale precisa montar infraestrutura para operar, como no projeto de exploração de minério de ferro na Guiné: "Ferrovias e porto terão de ser construídos. É fundamental ter a GE como parceira em uma situação dessa."

Segundo Mello, o foco inicial no Brasil serão as ferrovias, buscando otimizar os custos com combustível. Atualmente a Vale tem cinco locomotivas operando a gás "com um bom desempenho", segundo Mello, e outras com biodiesel.

"Poderíamos ter sistemas de ferrovias. Estamos ampliando o uso do biodiesel para B20, queremos trabalhar com gás em vez diesel. Só que o gás tem que ser comprimido, poderia eletrificar a rede. É limpo, mas custa caro", completou Mello.



Tags: Vale, General Electric, Instituto Tecnológico Vale, ferrovias.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência