Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing e Lançamentos | 25/11/2010 | 11h40

Hyundai volta a veicular publicidade polêmica

Em anúncio, montadora desmerece prêmio conquistado pela Kia.

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

A Hyundai CAOA parece não se incomodar em dizer meias verdades para atrair o consumidor. Após o prêmio da revista Autoesporte, que elegeu o Kia Sportage como utilitário do ano, a marca começou a veicular em jornais e na televisão uma propaganda, criada pela agência Z+, que aponta o ix35 como vencedor da categoria.

Na realidade, o SUV da Hyundai foi eleito o melhor utilitário no voto popular. Apesar do crédito deste reconhecimento, a categoria não é oficial. Apesar disso, as peças publicitárias da montadora coreana destacam a frase “O legítimo utilitário do ano 2011” e desconsideram o prêmio verdadeiro.

A AutoEsporte enviou um comunicado à imprensa sobre o assunto na última terça-feira, 23, em que aponta que “a enquete no site não tem valor de amostragem científica e reflete somente a opinião de frequentadores do site Autoesporte. Como título de premiação, valem somente os modelos eleitos pelo júri de jornalistas, com pontuação auditada pela PwC”.

A Hyundai foi punida recentemente pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por conta de uma série de irregularidades em sua publicidade. Entre elas está o uso de dados de forma indevida, sem citar a fonte ou explicitar ao que se referem.

Em um anúncio recente a montadora divulgou ser a quarta colocada em vendas de veículos mas não esclareceu que detém esta posição apenas no ranking de comerciais leves. Em geral, contabilizando também as vendas de automóveis, a montadora coreana fica na 7ª colocação, de acordo com dados da Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos.



Tags: Hyundai, Conar, publicidade, Autoesporte, prêmio, Kia, ix35, Sportage, anúncio, Z+.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência