Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Meio Ambiente | 12/12/2010 | 12h01

Inmetro abre consulta pública para o ARLA-32

Instituto recebe sugestões sobre regulamentação.

Automotive Business

Automotive Business

O Inmetro -- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial disponibiliza para consulta pública, até 21 de dezembro, a proposta de texto para regulamentação compulsória da produção, comercialização e uso do ARLA 32. O aditivo para motores a diesel, que reduz as emissões de gases poluentes, será obrigatório a partir de 2012, em veículos novos classificados como comerciais leves, pesados, semipesados e ônibus.

Introduzido no mercado brasileiro com base na Instrução Normativa nº 23/2009 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), o ARLA 32 é uma solução aquosa de ureia técnica, não tóxica e que reduz as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) dos veículos equipados com motores a Diesel. Esta redução ocorre por meio de uma reação química entre a ureia e os gases do motor decorrente da queima do combustível. O ARLA 32 está classificado na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco, pois não é explosivo nem nocivo ao meio ambiente.

O Termo de Cooperação Técnica entre o Inmetro e o Ibama, assinado em 13 de setembro de 2010, viabilizará a implementação das atividades de regulamentação, registro e fiscalização do ARLA 32, além da utilização da infraestrutura do Inmetro para análises técnicas a serem realizadas para a liberação da produção e da comercialização do agente.

O texto da Portaria (Inmetro/MDIC n. 447) está em www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001625.pdf, até 21 de dezembro. Sugestões e críticas relativas às normas propostas devem ser informadas ao órgão via e-mail (dipac.consultapublica@inmetro.gov.br) ou pelos Correios, no endereço do Inmetro: Rua Estrela 67, 2º andar, Rio Comprido, RJ - A/C da Diretoria da Qualidade (Dqual) - Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac).



Tags: Inmetro, Ibama, MDIC, ARLA 32, diesel..

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência