Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 22/12/2010 | 18h22

2,7 milhões de veículos sem inspeção em SP

Sindimotor alerta que estatística aponta problemas graves.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

Zauri Candeo, presidente do Sindimotor e da Aparem, entidades que representam as empresas de retífica e reparação de motores no estado de São Paulo, alerta sobre problemas graves associados à inspeção veicular em São Paulo. Projetando números registrados até outubro, ele estima que no balanço final de 2010 haverá mais de 2,7 milhões de veículos que faltaram ou foram reprovados -- mais de 50% da frota estará fora do controle de emissões de poluentes da Inspeção Veicular.

“Ao se confirmar esta previsão, São Paulo ganhará uma enorme frota de veículos sem aprovação na inspeção, sem o licenciamento, sem os pagamentos das multas, do DPVAT e do IPVA. A situação é grave” – afirma, enfatizando que além de milhares de veículos ficarem fora da lei haverá um prejuízo financeiro para o Estado no patamar de R$ 10 bilhões.

Candeo entende que os motivos para o alto índice de não comparecimento à inspeção são: veículos com documentação, multas e IPVA atrasados; os veículos em péssimo estado de conservação; os motores com mau funcionamento, que são reprovados pelo elevado nível de emissões de poluentes.

O presidente do Sindimotor e da Aparem diz que há um número grande de motores muito desgastados e uma simples troca de óleo, filtros, velas e regulagens não é suficiente para a aprovação na inspeção veicular: “Trata-se de motores cansados, com baixa taxa de compressão, queimando e vazando óleo, e que necessitam de uma retífica nos componentes e substituição de peças”.



Tags: Sindimotor, Aparem, inspeção veicular, IPVA, DPVAT.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência