Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 01/02/2011 | 16h31

MDIC vai medir oferta de engenheiros

É o primeiro passo do governo para solucionar a falta de mão de obra especializada.

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior anunciou a realização de um censo para medir a oferta de engenheiro no Brasil. A intenção é criar um banco de dados para auxiliar as empresas a buscar profissionais para as obras de infraestrutura e do pré-sal previstas para os próximos anos.

O levantamento deve começar em junho com a convocação dos profissionais para preencher um formulário com informações como instituição de graduação, tempo de experiência e disposição voltar a atuar como engenheiro caso esteja fora da área. Para auxiliar empresas e trabalhadores a preencher vagas no mercado, o projeto deverá ser ampliado para todas as profissões regulamentadas.

Déficit de profissionais

A criação do banco de dados é o primeiro passo do governo para solucionar a escassez de mão de obra especializada no País. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) já assumiu estar preocupada com o problema. A entidade afirma que déficit anual de engenheiros já está na casa dos 30 mil profissionais.

Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no início do ano passado aponta que, para cada dois profissionais com carteira assinada em ocupações típicas da profissão, há cinco em outras áreas ou fora do mercado.

Aproximar a indústria automotiva da vida acadêmica é uma das necessidades apontadas por Franco Ciranni, novo presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). O executivo, que assumiu o comando da entidade em janeiro, já anunciou que é essencial aumentar a atratividade do setor diante dos estudantes para evitar a evasão de talentos.



Tags: MDIC, censo de engenheiros, banco de dados, profissão, escassez de engenheiros, infraestrutura.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência