Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 07/02/2011 | 16h41

Anfavea: estudo sobre competitividade sai no 1º semestre

Levantamento servirá de referência para que setor amplie exportações.

Giovanna Riato, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

O estudo sobre a competitividade da indústria automobilística nacional, que a Anfavea promete levar ao governo, deve sair ainda neste semestre. O levantamento pretende indicar quais são os gargalos e os entraves ao avanço da indústria automobilística nacional e é uma das principais promessas feitas por Cledorvino Belini quando assumiu a presidência da entidade, em abril do ano passado.

"Começamos o estudo entre novembro e dezembro e devemos finalizá-lo dentro de dois ou três meses", comprometeu-se o executivo. Segundo ele, é necessário criar um pacote de estímulos ao setor, que pode buscar inspiração nas medidas emergenciais tomadas após o estouro da crise financeira, na segunda metade de 2008.

As ações ainda serão detalhadas com o estudo mas Belini adianta que um dos principais problemas é o alto custo da matéria-prima. "O aço ainda é cerca de 40% mais caro no Brasil", afirma.

Outra desvantagem para as fabricantes instaladas no Brasil competirem é o alto custo do capital, que fica entre entre 10% e 12%. O presidente da entidade defende que o País precisa fugir de medidas protecionistas mas achar meios para competir mesmo com a moeda valorizada.

"O problema não é o avanço das importações mas a queda das exportações", explica. As vendas externas representam hoje 13,2% da produção de veículos montados, volume que passava de 30% em 2005. Neste mesmo período, a participação das importações passou de pouco mais de 5% para 23,5%.

As exportações começaram o ano aquecidas, com avanço de 5,8% na comparação com dezembro e de 10,7% sobre janeiro do ano passado. Apesar disso, a balança comercial de veículos montados foi negativa no mês, com déficit de 26 mil unidades. Em 2010 o saldo foi negativo em 7 mil veículos.



Tags: Anfavea, balanço, competitividade, exportação, importação, veículo, Cledorvino Belini.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência