Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Entidades | 13/02/2011 | 21h06

SAE premia melhores papers do Congresso 2010

Cerimônia será nesta segunda-feira, 14, em São Paulo.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A SAE Brasil premiará nesta segunda-feira, 14, os autores dos melhores trabalhos técnicos (papers) nacional e internacional apresentados no 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, realizado em outubro de 2010. A cerimônia, que inclui homenagem com menção honrosa a outros autores de 15 papers, por categoria, acontece às 19 horas no Hotel Caesar Business (av. Paulista, 2181, São Paulo, SP). Haverá, ainda, entrega do Prêmio Gabriel Gueller, profissional da área e incentivador da engenharia, ao melhor trabalho nacional e ao melhor de meio ambiente.

A seleção dos papers foi feita pelo Comitê Técnico do Congresso, levando em conta critérios de inovação, originalidade, integridade, conteúdo e formato. “O objetivo é incentivar o desenvolvimento de trabalhos que sirvam efetivamente de referência para a comunidade da engenharia”, diz Ricardo Wetzel, diretor do comitê. A opinião do público obtida durante as apresentações no congresso também contribui para a escolha dos papers.

Nacional

Thiago Caetano de Freitas e Fábio Nonato de Paula foram apontados autores do melhor trabalho nacional com o paper ‘Avaliação dos Parâmetros de Influência no Torque de Atrito Aplicando a Metodologia de Delineamento de Experimentos’. Autor principal do trabalho, Freitas ganhou direito de apresentar o paper no SAE International Congress & Exibition, de 12 a 14 de abril, em Detroit, nos Estados Unidos. O engenheiro ganhará ainda R$ 2 mil pelo Prêmio Gabriel Gueller. Internacional

O trabalho do engenheiro espanhol Arturo Davila, ‘Innovative Concepts for Smart Road Restraint Systems to Provide Greater Safety for Vulnerable Users (Conceitos Inovadores para Sistemas Inteligentes de Retenção de Estradas para Prover maior Segurança a Usuários Vulneráveis) foi escolhido o melhor paper internacional e será premiado com a participação no 20º Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade, que será realizado de 4 a 6 de outubro, em São Paulo.

Baseado nos acidentes rodoviários em estradas que vitimam 1,2 milhão de pessoas por ano mundialmente, sendo 43 mil na Europa, Davila desenvolveu novo modelo de sistema de proteção inteligente para melhorar a segurança dos usuários. O projeto, financiado pela Comunidade Européia com a participação de 10 instituições de cinco países, visa o desenvolvimento de sistema inteligente de retenção, que integra sensores primários e terciários para prover maior proteção aos usuários das estradas, além de alertas aos motoristas e serviços de emergência tão logo o acidente aconteça, a fim de reduzir o tempo de resposta.

Meio ambiente

Davi Felipe Pessoa será homenageado com o Prêmio Gabriel Gueller Meio Ambiente, com o paper ‘Avaliação da Influência da Reciclagem do Pó de Borracha nas Propriedades de Composição Borracha Natural para a Engenharia de Peças do Setor Automotivo’. O prêmio será um cheque de R$ 1mil.

O reconhecimento da SAE Brasil inclui ainda 15 menções honrosas.



Tags: Congresso SAE Brasil, papers técnicos, Prêmio Gabriel Gueller, engenharia da mobilidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência