Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 15/02/2011 | 17h54

Magenta, azul, verde e branco pintam a Ford

Marca aposta em cores vibrantes.

Redação AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

A Ford revela que o New Fiesta, o Fusion e o New Edge, veículos mundiais, e as linhas de automóveis locais Ka, Fiesta RoCam e Focus trazem ao Brasil uma nova aposta de cores modernas e vibrantes, seguindo uma tendência. Vermelho Magenta ou vermelho Bordeaux, azul Montecarlo, verde Coimbra e branco Ártico são algumas das novas cores incorporadas ao portfólio da linha de veículos Ford. Até o preto e o prata foram renovados com novas tecnologias que criam efeitos especiais.

"Foi-se o tempo em que o consumidor podia escolher um carro de qualquer cor - desde que fosse preto, como dizia a máxima popular atribuída a Henry Ford. Atualmente, com os veículos globais, as paletas de cores são montadas com a participação de todos os centros mundiais de design da Ford, incluindo o Brasil", explica Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.

O acesso a uma nova gama de cores possibilita maiores opções aos clientes, sem impor uma mudança radical no seu ranking de preferências. "As cores de impacto, vibrantes, são muito marcantes e derivadas da moda atual. No Brasil, um país tropical, as cores estão na própria natureza o ano inteiro. Nos lugares onde isso não ocorre, os consumidores gostam também de quebrar a monotonia com carros de cores mais chamativas", continua Adília.

Na Ford prata e o preto ainda mantêm o primeiro lugar entre as cores mais vendidas, seguidas do vermelho. Uma mudança recente é o crescimento do branco na aceitação dos compradores, principalmente nas tonalidades perolizadas. Entre os carros de luxo, como o Fusion, ela é a cor que mais tem avançado. Os pedidos do New Edge 2011 nos distribuidores confirmam também esse avanço do branco no segmento de luxo.

Na linha do Ka, surpreende o número de fãs do vermelho, cor que já alcança o mesmo percentual de vendas da prata. Neste produto, o branco, o azul e o verde também têm boa aceitação. A mesma tendência se verifica na linha do Fiesta RoCam, na qual o vermelho tem crescido muito nos últimos anos.

No Focus, a novidade é o verde, que também conquistou espaço. No EcoSport, chama a atenção o avanço do dourado, que se tornou a terceira cor com maior volume nas vendas. O New Fiesta ousa mais na oferta de cores, com tonalidades luminosas e vibrantes. Além de duas tonalidades de vermelho, uma das quais Magenta, ele conta com o azul e o verde, ao lado dos tradicionais preto, prata, cinza e branco. O vermelho e o azul estão presentes também na cartela do Fusion.

O processo de pintura na Ford começa com o tratamento fosfatizado das chapas metálicas da carroceria. As etapas seguintes são a aplicação de base de primer e camada de cor, seguida de acabamento com verniz de alto brilho e resistência. Os ambientes de pintura são controlados para impedir a contaminação por partículas e também para evitar a dispersão de evaporações e tinta, com um sofisticado sistema de filtros. Robôs permitem um controle apurado e homogêneo da cobertura em pontos críticos da carroceria.

Na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, a pintura é feita com tintas à base de água, sem o uso de solventes químicos, um cuidado a mais para a preservação ambiental. A secagem em estufas é usada para a obtenção da cura perfeita de cada camada, o que garante uma cobertura de grande durabilidade e beleza.



Tags: Ford, pintura, cores, New Fiesta, Fusion, Ka, Fiesta, New Edge, Focus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência