Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 17/02/2011 | 18h38

Mercado brasileiro recebe novo Iveco Trakker 8x4

Caminhão off-road foi modificado especialmente para atuar na mineração e construção civil.

Liora Mindrisz, Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Liora Mindrisz, AB

A Iveco lançou nesta quarta-feira, 16, em Minas Gerais, seu novo caminhão extrapesado off-road, o Trakker 8x4. O carro que já circula na Europa foi adaptado no Brasil para trabalhos pesados em mineração e construção civil. Para isso, recebeu um motor Iveco FPT Cursor 13 com 420 cavalos de potência e 1.900 Nm de torque máximo. O modelo entrará no mercado com valor de R$ 532 mil e terá dois anos de garantia total.

A gerente de marketing de produtos da Iveco, Cristiane Nunes, chamou a atenção para algumas especificidades do veículo, como o eixo traseiro com redução nos cubos, que maximiza o torque, o chassi de alta resistência, a segurança e o conforto. O Trakker 8x4 possui câmbio automatizado com intarder, capacidade de carga útil de 35.500 kg, PBT técnico de 50.000 kg, maior CMT da categoria (pode chegar a 176 toneladas) e ABS de série.

O diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti, se mostrou otimista. “O antigo modelo Trakker 6x4 teve uma evolução de 120% nas vendas em relação a 2009. Esperamos que o crescimento da venda dos off-road continue, até pelas obras que serão feitas para as Olimpíadas, Copa e para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, explicou. “É um ótimo momento para a Iveco, que fechou 2010 na 4ª posição no ranking da indústria de veículos comerciais acima de 2,8 toneladas de PBT, sendo que começamos o ano em na 7ª posição”, conclui.

Em funcionamento

Depois de passar por 6 meses de testes antes de serem lançados, os novos Trakkers 8x4 já estão em funcionamento em minas de ferro da Namisa (Nacional Minérios AS), em Minas Gerais, que adquiriu 45 unidades do novo modelo. “Verificamos que a grande diferença é que o Trakker é um caminhão concebido para a mina, e não adaptado, como são os outros”, contou o diretor administrativo da Namisa. “Fizemos testes em períodos de chuvas e eles superaram com facilidade o excesso de umidade. A largura, o conforto interno de cabine e o câmbio automático são alguns pontos que nos tem trazido felicidade”, revelou.



Tags: lançamento, off-road, extrapesado, Iveco, Trakker, mineração, construção civil.

Comentários

  • Ruy Lisboa

    Melhor que estou vendo!! Quero saber preço do novo trakker 8x4 e 8x6 na cacamba traçado.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência