Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 20/02/2011 | 13h04

Brasil e Argentina monitoram licenças de importação

Objetivo é reduzir o déficit registrado pelo país vizinho.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


AB, com informações do Estadão e Agência Brasil

Após se reunirem para debater o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Argentina, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e a ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, decidiram criar um grupo para monitorar a concessão de licenças de importação não-automáticas entre os governos dos dois países. Esse tipo de licença é utilizada para administrar restrições ao comércio.

O encontro ocorreu em Buenos Aires, na Argentina. Esta foi a primeira vez no ano que a Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Argentina se encontrou para reunião bilateral.

Segundo notícia publicada pelo Estadão, Giorgi, afirmou na sexta-feira que os produtos brasileiros não serão prejudicados pelas novas exigências de licenças de importação, anunciadas no início da semana. "Manifestamos, claramente, que as licenças não automáticas que aumentam de 400 para 600 posições não vão afetar as vendas do Brasil no nosso território", disse Débora, ao lado de Pimentel.

Pimentel desmentiu que haja irritação do Brasil com o sócio do Mercosul. "Não há qualquer desentendimento, qualquer mal-estar na relação entre Brasil e Argentina", enfatizou, reconhecendo que a medida "provocou inquietude no setor produtivo, mas não no governo brasileiro". Ele explicou que o objetivo é equilibrar o comércio bilateral, que registra um déficit argentino de quase US$ 4 bilhões.



Tags: Licenças de importação, comércio exterior, Mercosul.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência