Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 22/02/2011 | 06h59

Entenda a divisão da FPT – Powertrain Technologies

Há agora duas empresas: Fiat Powertrain e FPT Industrial.

Automotive Business

Redação AB

Os negócios do Grupo Fiat na área de motores e transmissões, que estiveram concentrados durante cinco anos na FPT – Powertrain Technologies, foram separados em duas unidades no início do ano – a Fiat Powertrain e a FPT Industrial.

A Fiat Powertrain passou a desenvolver, produzir e comercializar motores com potência de 60cv a 235cv e transmissões com torque máximo de 143Nm a 400Nm para veículos de passeio e comerciais leves. Com mais de 12 mil colaboradores em 12 plantas e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo, é a maior empresa independente do mercado na América Latina e um dos maiores players globais em sistemas de propulsão.

Os produtos da empresa equipam veículos da Fiat Automóveis, Lancia e Alfa Romeo. São atendidos também clientes externos como Ford, PSA Peugeot Citröen, Suzuki, Saab e Opel. v A companhia possui 3.000 empregados em três unidades no Mercosul. A planta de Betim, MG, é a maior e produz por ano 1,6 milhão de unidades entre motores Fire e Fire EVO e transmissões C513, C510, Dualogic e Locker para carros de passeio. A unidade conta com um centro de engenharia especializado no desenvolvimento de propulsores movidos a combustíveis alternativos.

A fábrica de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, PR, inaugurada em junho de 2010, é responsável pela produção da família de motores midsize E.torQ nas versões 1.6 L e 1.8 L. A planta de Córdoba, na Argentina, produz as transmissões MA5 e C513. v FPT Industrial

A FPT Industrial responde pelo desenvolvimento, fabricação e venda de sistemas de propulsão para veículos comerciais e aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa possui 7.800 colaboradores em 9 plantas e 8 centros de pesquisa e desenvolvimento e a rede de distribuição soma 100 concessionários e mil centros de assistência e serviços em uma centena de países.

Com cinco famílias de motores em faixa de potência de 50cv a 870cv e transmissões com torque máximo de 300Nm a 400 Nm, a FPT Industrial é uma das maiores produtoras globais de sistemas de propulsão para aplicação industrial, utilizados pela Iveco, Case e New Holland (do Grupo Fiat) e também Tata-Daewoo, Mitsubishi, BPTC (Beijing Public Transportation Corporation), Materfer/Agrinar e Technew China.

No Brasil a empresa possui fábrica em Sete Lagoas, MG, para quatro famílias de motores diesel (F1, NEF, Cursor e S8000) destinadas a indústrias de veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção e geradores de energia.



Tags: Grupo Fiat, FPT Industrial, Fiat Powertrain, motores, transmissões.

Comentários

  • Abreu

    Muito boa a nota.

  • Mário Ramos

    Boa tarde eu estive olhando o crescimento da empresa em vários setores, como sempre a Fiat sempre foi bem organizada. Só tem um porem a uns vinte anos atras a Fiat se preocupava com quem usava seus produtos final hoje ele entrou no ritmo dos demais empreendedores. Eu por exemplo dediquei a treinamento FIAT e hoje os cursos Feito na Fiat em Betim não tem valor algum.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência