Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Automóveis e Comerciais Leves | 15/03/2011 | 12h53

China: vendas evoluem 16,8% em janeiro

Nos EUA, expansão do mercado foi de 17,2%.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB

O ritmo do mercado de veículos chinês em janeiro indica que a previsão de avançar 10% este ano para 20 milhões de unidades pode não ser tão exagerada. Levantamento da Jato Dynamics aponta que o país asiático cresceu 16,8% no mês em comparação com o mesmo período de 2010 e ultrapassou a marca de 1,4 milhão de automóveis.

O resultado contrariou a expectativa de redução no ritmo das vendas no início do ano por conta da retirada de alguns incentivos do governo para a compra de veículos pequenos. Outra medida governamental que ameaçava a expansão do mercado foi a imposição de um limite de emplacamentos para Pequim de 20 mil unidades.



Ranking global

Nos Estados Unidos as vendas avançaram 17,2%, para mais de 800 mil unidades. O mercado japonês desacelerou 16,6% no mês, com cerca de 300 mil veículos, mas deve frear ainda mais nos próximos meses por conta dos desastres naturais que atingiram o país na última semana.

Surpreendentemente o quarto lugar no ranking ficou para a Índia, que ocupou a sétima posição no balanço de 2010. O país fechou janeiro com avanço de 23,8% e mais de 250 mil veículos leves vendidos. O Brasil ficou logo atrás, na 5ª posição, seguido pela Alemanha.

A Itália e a Grã Bretanha mostram tendência de queda, enquanto a Rússia, que representa o 10º mercado mundial, registrou alta expressiva de 72,1%.

América do Sul

Com altas significativa, a América do Sul mantém ritmo de vendas aquecido. “O crescimento na Argentina está cada vez mais sustentável. É importante mantermos nosso bloco sul-americano com esta tendência de alta”, afirmou Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil, em comunicado da empresa.



Marcas

A Volkswagen foi líder do mercado global em janeiro com um total de 417 mil unidades e expansão de 29,8% sobre o mesmo mês do ano passado. A Toyota ficou em segundo lugar, mas com um aumento bem mais tímido. Entre as 10 maiores marcas globais, a Fiat foi a única a anotar desaceleração nas vendas, com queda de 6,9%.



Os dados foram fornecidos pela Jato Dynamics.



Tags: venda, automóveis, veículo, comerciais leves, carro, Brasil, China, Índia, Jato Dynamics, mercado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV