Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 17/03/2011 | 06h34

Piracicaba terá Baja de 24 a 27 de março

Competição da SAE reunirá equipes de 59 instituições.

Automotive Business

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Redação AB, com informações da SAE Brasil

Oito equipes de cinco instituições de ensino da Grande São Paulo aprontaram os carros para a décima-sétima competição Baja SAE Brasil-Petrobras, de 24 a 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, SP. A prova reunirá 67 equipes, de 59 instituições de ensino, de 14 Estados e Brasília.

Promovida pela SAE Brasil, a competição desafia 1,2 mil universitários a projetar e construír carros off road para serem avaliados por especialistas da indústria da mobilidade. Na lista de provas estão análise de projeto, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e enduro de resistência, de quatro horas de duração em pista de terra com muitos obstáculos e barro.

A Grande São Paulo será representada por equipes do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo; Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Faculdade de Tecnologia de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie, da capital; e do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, num total aproximado de cem estudantes.

As equipes das três instituições representadas na competição que alcançarem no final as melhores pontuações, na soma geral das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Kansas, entre 26 e 29 de maio deste ano, em Pittsburg (Kansas, EUA), onde participam mais de 90 times de diferentes países e o Brasil acumula quatro vitórias.

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. O sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto e a viagem da equipe ao local da competição.



Tags: SAE Brasil, Baja, Petrobras, competição estudantil, universidade.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência