Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Caminhões e Ônibus | 21/03/2011 | 16h41

MAN faz 30 anos e consórcio contrata 400

Na Alemanha, Cortes fala dos próximos passos.

Automotive Business

Redação AB

A MAN Latin America e suas parceiras do consórcio modular estão contratando mais 400 colaboradores para a fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, e escritórios da montadora em São Paulo. A iniciativa permitirá elevar a capacidade de produção de 72 mil para 82 mil caminhões e ônibus por ano, preparando terreno para o lançamento de veículos equipados com motores MAN feitos no Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 21, por Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, durante a conferência anual de imprensa do Grupo MAN em Munique, na Alemanha.

"Queremos ampliar a montagem de caminhões e ônibus a partir de 1º de abril, chegando a uma produção diária de 340 veículos em três turnos, e preparar a chegada dos caminhões e dos motores MAN Euro 5”, disse Cortes, lembrando que em março a operação completa 30 anos e faz um ano a implantação do terceiro turno em Resende. Em novembro próximo a fábrica comemorará 15 anos de existência.

As contratações serão feitas nos três turnos da fábrica de Resende, além dos setores que mantêm atividades em São Paulo. Há oportunidades para montadores com segundo grau completo e curso profissionalizante, técnicos e engenheiros nas áreas automotiva, de produção, logística, administração e qualidade, entre outras.

No Sul Fluminense, como em ocasiões anteriores, será dada prioridade aos profissionais que residem na região. Os candidatos às vagas nos dois estados devem se cadastrar em www.man-la.com/trabalhe-conosco.

Em 2010 o Consórcio Modular contratou 1.324 trabalhadores para acelerar a produção e iniciar a preparação da mão-de-obra para operar a linha de montagem dos caminhões da marca MAN. Para 2012, está previsto a inauguração de um parque de fornecedores formado por ArvinMeritor, Maxion e Suspensys, que irá gerar mais 800 postos de trabalho.

Os motores MAN serão montados no Brasil em parceria com a MWM, que além de tradicional fornecedora é parceira da empresa no Consórcio Modular. A linha de montagem já está sendo instalada na unidade da MWM de Santo Amaro, em São Paulo, SP.

Modelo exclusivo

O Consórcio Modular é formado pela MAN Latin America e mais sete empresas parceiras na montagem dos caminhões e ônibus Volkswagen: Maxion (chassi), ArvinMeritor (eixos e suspensões), Remon (rodas e pneus), Powertrain (motor e transmissão), AKC (armação da cabine), Carese (pintura) e Continental (acabamento interno). Criada juntamente com a fábrica de Resende, a parceria contribuiu para a MAN Latin America atingir em fevereiro a marca de 600 mil veículos produzidos em trinta anos.

Inicialmente concebida para produzir 150 veículos por dia em dois turnos, a fábrica de Resende hoje monta 300 unidades em três turnos. A linha de produtos vai de 5,5 a 57 toneladas de peso bruto total, com três famílias de modelos de caminhões (Delivery, Worker e Constellation) e uma de ônibus (Volksbus). Os produtos são comercializados em 145 concessionárias autorizadas no Brasil e em 113 lojas de importadores na América Latina e África.



Tags: MAN, Volkswagen Caminhões, Consórcio Modular, Euro 5, ArvinMeritor, Maxion, Suspensys.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência