Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 22/03/2011 | 16h50

Contrato com Caoa abre portas para FPT

Em 2012, 15% da produção do motor S30 será destinada à Hyundai.

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

O grupo Caoa anunciou que montará no Brasil o caminhão leve HD78, da Hyundai. Quem comemorou a novidade foi a FPT Powertrain, escolhida para fornecer o motor do veículo. As empresas fecharam um contrato de cinco anos para abastecer a produção do modelo na fábrica de Anápolis, em Goiás. O acordo marcou o primeiro grande passo da fabricante fora do grupo Fiat.

“É uma parceria muito interessante. Essa é a primeira vez que a Hyundai compra motores de outro fabricante para abastecer seus veículos”, comemora Leonidas Pagoto, gerente comercial da FPT para a América do Sul. A expectativa do executivo é que o contrato abra portas para fornecer para outros modelos da marca coreana e também para outras montadoras. “Este é o nosso objetivo final. Queremos vender para o mercado aberto além das empresas do grupo”, entrega.

Em 2012 o grupo Caoa pretende produzir 1.000 unidades do caminhão por mês. Para acompanhar este volume, a Fiat Powertrain destinará ao modelo 15% da produção do motor 3 litros, feita em Sete Lagoas, MG. A adequação do propulsor ao HD78 exigiu 18 meses de testes e reuniu esforços dos engenheiros da companhia, do grupo Caoa e da Hyundai.

O motor diesel S30 de 3 litros tem 155 cavalos de potência e 400 Nm de torque e equipa alguns modelos da Iveco, mas foi adaptado para oferecer a performance mais adequada ao caminhão. Além dos ajustes na calibração foram feitas modificações no volante do motor, para adaptação ao câmbio do veículo, e no cárter.


Foto: fábrica da FPT Powertrain em Sete Lagoas, MG, onde é produzido o motor diesel S30.



Tags: Fiat Powertrain, FPT, Hyundai, Caoa, HD78, caminhão, motor, contrato, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV