Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia e Engenharia | 23/03/2011 | 15h20

Toyota do Brasil quer desenvolver carros locais

Atualmente a empresa apenas adapta modelos criados pela matriz japonesa.

Agência Estado

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Agência Estado

O anúncio feito há duas semanas pelo presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, de ampliar a participação dos países emergentes nos negócios do grupo, abriu uma oportunidade inédita para a filial brasileira, de desenvolver carros para o mercado local e ter maior autonomia na escolha de produtos. Hoje, a empresa apenas faz adaptações nos modelos criados pela matriz japonesa.

O presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, diz que os mercados emergentes, hoje responsáveis por 40% das vendas da marca, vão receber mais atenção da direção mundial e o Brasil é 'candidato pronto' para receber mais modelos e mais projetos. "Vamos ter estratégias regionais de acordo com essa nova visão global", diz o executivo.

A fábrica em construção em Sorocaba (SP) é uma das apostas na nova estratégia. Inicialmente, a unidade vai fabricar um compacto já em produção na Índia, mas que receberá alterações para o mercado brasileiro. "Nossos engenheiros estão trabalhando em conjunto com engenheiros do Japão", informa Nakanishi.

A meta da Toyota, maior fabricante mundial de veículos, é uma participação nas vendas totais de 50% para os mercados emergentes e 50% para os desenvolvidos até 2015. Nakanishi vai negociar com a matriz a proporção de autonomia que a subsidiária terá. "Vamos ter mais conexão entre nossos escritórios de desenvolvimento e os do Japão", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Foto: Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul.



Tags: Toyota, carro, modelo, desenvolvimento, engenharia, Shunichi Nakanishi.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV