Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado e Negócios | 07/04/2011 | 19h18

Produção recorde no trimestre

Saíram das montadoras mais de 902 mil veículos no período.

Giovanna Riato, AB

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social


Giovanna Riato, AB

As projeções da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, indicam que produção vai crescer um tímido ponto percentual este ano. Indo contra esta estimativa, a entidade apresentou nesta quinta-feira, 7, o resultado recorde de 902.148 veículos montados no primeiro trimestre deste ano, com expansão de 7,9% sobre o volume de 2010.

Mesmo com o resultado positivo, a associação acredita que ainda é cedo para fazer uma revisão da expectativa de produzir 3,68 milhões de veículos este ano. “Este crescimento está perdendo o vigor”, alerta Cledorvino Belini, presidente da entidade. O aviso vem depois de uma desaceleração no mês de março de 0,4% sobre fevereiro e de 6% no reajuste anual, com a montagem de 319.363 unidades.

A queda pode ser um dos sintomas da crise de competitividade que o setor automotivo vem enfrentando, com o aumento da presença de veículos importados no mercado nacional e a queda das exportações brasileiras. Entre janeiro e março, as vendas externas cresceram 14,3% sobre 2010, para 195 mil unidades. A recuperação é significativa mas talvez não o suficiente para que as exportações do setor caminhem para retomar os 30,7% que tinham de participação na produção nacional em 2005.

Capacidade industrial

Cledorvino Belini lembra que ter escala de produção é um dos pontos essenciais para garantir a competitividade dos veículos produzidos no Brasil. “Atualmente o País tem capacidade para mais de 4,5 milhões de veículos por ano”, conta.

Segundo ele, é necessário ampliar este número para entre 5 ou 6 milhões de unidades/ano de capacidade instalada. O volume não está tão distante, com os mais de R$ 40 bilhões em investimentos anunciados no setor automotivo até 2015 não será difícil alcançar a marca.



Tags: Anfavea, producao, veículo, carro, competitividade, indústria automobilística, capacidade instalada.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência