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27/06/2012 | 20h02

Internacional

Importado da Índia, Duster custa R$ 29 mil na Inglaterra. Aqui começa em R$ 51,8 mil.

Para o mercado inglês, Dacia chama o carro de "chocantemente acessível"


PEDRO KUTNEY, AB

O Dacia Duster europeu: barato de verdade.
A Dacia, subsidiária de carros de baixo custo da Renault, faz esta semana o pré-lançamento na Inglaterra do utilitário esportivo Duster, que chama de “chocantemente acessível”. Não é para menos: a versão mais barata sairá por 8.995 libras, cerca de R$ 29.144 ao câmbio de R$ 3,24. A título de comparação, no Brasil o preço de entrada do Duster feito em São José dos Pinhais (PR) é de R$ 51,8 mil, ou 77,7% mais caro do que o modelo vendido aos ingleses, que é importado da fábrica da Renault em Chennai, na Índia.

A carga tributária sobre automóveis no Brasil é o dobro do que a aplicada no Reino Unido. Contudo, tamanha diferença no preço final não se explica somente pelos tributos. Ao se retirar todos os impostos de um Duster vendido no Brasil, em torno de 30% (sem considerar a atual redução de IPI), o valor do modelo de entrada desceria para R$ 36 mil, ainda assim impressionantes 48% mais caro do que um Duster sem a incidência de 16,7% das tarifas aplicadas na Inglaterra, que ficaria em R$ 24,3 mil.

Mais um detalhe: o Duster vendido aos ingleses, desde o modelo mais básico com motor 1.6 a gasolina, vem com ABS (sistema antitravamento de freios), assistência eletrônica de frenagem de emergência e airbags frontais. Já o Duster brasileiro de entrada não oferece esses itens de segurança ativa nem como opcionais – se quiser ter airbag duplo o cliente tem de comprar a versão 1.6 Expression por R$ 54,1 mil, e para ter ABS e airbags é preciso comprar o 1.6 Dynamique, com preço de R$ 58,1 mil, segundo pesquisa do Datafolha Veículos.

Na Inglaterra a Dacia também vai oferecer o SUV com tração nas quatro rodas mais barato do mercado, que com motor 1.6 a gasolina começa em 10.995 libras (R$ 35.623), enquanto a versão topo de linha, que usa motor diesel 1.5, será vendida por 14.995 libras (R$ 48.584). No Brasil, o Duster 4x4 só é vendido com motor a gasolina 2.0, por R$ 66,1 mil.

O Dacia Duster fabricado na Romênia é vendido desde 2010 na Europa com preço começando em € 11,9 mil (R$ 30,8 mil). O bom custo-benefício atraiu milhares de consumidores e em alguns países, como Portugal, houve filas de espera de seis meses para comprar um SUV barato, que em abril ultrapassou a marca de 300 mil unidades vendidas no mundo todo – 22,3 mil só no Brasil desde o lançamento em outubro de 2011 até maio passado. A Renault esperou o início da produção na Índia para vender o carro no Reino Unido porque na fábrica indiana o Duster já é montado com a direção do lado direito, na “mão inglesa”.

Após atravessar o oceano e pagar todas as tarifas, o Duster indiano chega à Inglaterra muito mais barato do que seu similar brasileiro. É indiscutível que os custos de produção na Índia e os impostos na Inglaterra são bem menores do que os do Brasil. Mas a diferença de preço de quase 50% (retirando-se da conta os impostos daqui e de lá) só se explica pela falta de concorrência do mercado brasileiro, onde são vendidos os piores carros mais caros do mundo, que oferecem pouco em relação ao que custam.

Comentários: 11
 

Daniel
28/06/2012 | 08h59
Finalmente alguém falando sobre a margem de lucro das montadoras no Brasil, vc também tem que falar das 4 grandes também, ja compraram os preços dos carros fabricados aquie vendidos na América Latina?

Rodrigo
28/06/2012 | 09h08
Muito boa a matéria. Essa é uma triste realidade no Brasil. Fica a sugestão de fazer esse comparativo com outros modelos também, pois alguns essa diferença é ainda maior.

neto
28/06/2012 | 09h39
Obrigado pela reportagem e estava inclinado a comprar esse veículo, vendo o comparativo eu mudei de ideia e não trocarei o meu carro. Chega de pagar caro por produtos de qualidade baixa.

Roberto
28/06/2012 | 11h37
Ótima matéria, porém não sei se é realmente falta de concorrência (temos todos os grandes players aqui) ou algum tipo de acordo - mesmo que não combinado - das montadores devido à passividade do consumidor brasileiro.

Daniel Candido
28/06/2012 | 14h53
Seu trabalho é excelente. Mais uma matéria que mostra como somos extorquidos legalmente. Só no Brasil existe esta proteção aos bolsos dos empresários e extirpam a população, com carroças a preços abusivos e absurdos. O pior...as pessoas compram. Ex: VW Polo Sedan, ótimo veículo, qualidade construtiva projeto relativamente novo. Versão TOP em torno de R$ 55.000,00 Honda City na versão de entrada...R$ 55.000,00, é de matar.

Haroldo J Silva
28/06/2012 | 16h06
Precisamos enviar dinheiro 'as matrizes que estão em crise no mundo todo, dessa forma justificam os pomposos lucros que os brasileiros gostam de proporcionar 'as montadoras. Como se não bastasse o governo ainda dá benefícios e mais benefícios para que elas tenham esses lucrios. Essa crise que atingiu o setor deveria ser um ótimo momento para que as montadoras revissem seus preços, mas ao contrário o governo deu mais uma ajudinha.

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