NOTÍCIAS
09/01/2017 | 18h10

Indústria

Ford alcança 200 mil motores feitos em Camaçari

Inaugurada em 2014, fábrica produz atualmente o motor 1.0 flex de 3 cilindros


REDAÇÃO AB

A fábrica da Ford em Camaçari alcança a marca de 200 mil motores produzidos desde sua inauguração, em abril de 2014. Atualmente, a unidade é a responsável pela montagem da nova geração de motores 1.0 flex de três cilindros que equipam a linha Ka, modelo fabricado no mesmo complexo industrial.

Considerada pela montadora uma de suas fábricas mais modernas do mundo, a planta de motores de Camaçari possui o ciclo completo de processos de produção de motores, desde a usinagem de bloco e cabeçotes até a montagem final. São 34 centros de usinagem, além de máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes, mais dez robôs e 14 carregadores automáticos de peças são destaque de sua estrutura.

A linha de montagem tem estações projetadas visando eficiência e ergonomia para os operadores e todos os seus equipamentos são conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento para o monitoramento on-line da produção e da manutenção dos equipamentos.

Reconhecida como a melhor unidade de motores da Ford no mundo em economia de água, também foi a primeira no Brasil a utilizar o processo de mínima quantidade de lubrificantes (MQL) em 100% dos centros de usinagem do motor, reduzindo o uso de água e óleo lubrificante na operação.

“A fábrica já nasceu dentro dos conceitos mais modernos de produção e desde então vem aperfeiçoando constantemente seus processos, com índices cada vez melhores de qualidade, eficiência, custos e sustentabilidade”, afirma o gerente da fábrica de motores da Ford em Camaçari, João Paulo Câmara.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.