NOTÍCIAS
11/01/2017 | 15h44

Mercado

Grupo PSA cresce pelo 3º ano consecutivo

Vendas globais sobem 5,8% em 2016, graças a alta de 17% na América Latina


REDAÇÃO AB

O Grupo PSA registra seu terceiro ano consecutivo de crescimento ao encerrar 2016 com vendas globais 5,8% acima do ano anterior, para um total de 3,14 milhões de unidades, graças ao aumento de 12% das vendas da Peugeot, que entregou 1,91 milhão de veículos em todo o mundo. As outras duas marcas do grupo, Citroën e DS, tiveram queda de 1,7% e 15,9%, respectivamente, para 1,14 milhão e 85,9 mil unidades em todo o mundo.

Das seis regiões globais consideradas pela companhia, metade apresentou resultado positivo no ano passado, com destaque para o crescimento de 17% das vendas do grupo na América Latina, para mais de 183,9 mil veículos emplacados na região. A participação de mercado aumentou em países chaves, como Argentina (+1,6 p.p.) e no Chile (+1,3 p.p.). Com aumento de 23,6% das vendas na região, a Peugeot progrediu no mercado local graças ao desempenho na Argentina, onde o avanço foi de 39%, seguida pelo Chile, com alta de 32%, e no Brasil, onde a marca viu suas vendas subirem 7%. Por sua vez, a Citroën registrou crescimento de 6,3%, enquanto a DS passou a ocupar a quarta posição no mercado de automóveis premium na Argentina.

O desempenho também foi melhor no Oriente Médio e África, onde as vendas dobraram para 180 mil unidades no ano passado, além da Europa (exceto Eurásia), que encerrou o período com os negócios em 3,5% acima do ano anterior, para 1,93 milhão de veículos.

“O aumento de nossas vendas pelo terceiro ano consecutivo em um momento em que a ofensiva focada em produtos do nosso plano Push to Pass está começando demonstra a pertinência de nosso modelo estratégico. O sucesso de nossos últimos lançamentos é a prova de que o crescimento que agrega valor é fruto da excelência de nossos produtos e de uma política comercial virtuosa”, afirmou em nota o presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares.

Por outro lado, as vendas na China e Sudeste Asiático recuaram 15,9% no ano passado, ao atingirem as 618,3 mil unidades: as três marcas do grupo tiveram queda nessa região. Na Eurásia, a retração chegou a 12,5%, para 10,4 mil veículos, sendo a DS a única a registrar aumento na região, de 20,4%, para 106 unidades. Já na Índia e Pacífico, o grupo PSA entregou 19,8 mil veículos em 2016, recuo de 16,4% sobre o ano anterior.

Comentários: 1
 

Homero Gottardello
16/01/2017 | 16h16
Li uma reportagem no "Focus2Move" sobre os resultados do setor automotivo em nível global, no ano passado, e, nela, o grupo PSA aparece na oitava posição com 3,24 milhões de unidades e QUEDA DE 1%, em relação a 2015...

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.