Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing | 19/04/2017 | 20h41

Fiat, GM e Ford: propaganda enganosa com apelo sustentável

Proteste denuncia empresas por divulgar falsos atributos dos produtos

REDAÇÃO AB

Fiat, General Motors e Ford foram advertidas pelo Conar, Conselho de Autorregulamentação Publicitária por divulgar informações enganosas sobre seus produtos. A acusação veio da Proteste, Associação de Consumidores, que apontou que as empresas faziam marketing com promessas de sustentabilidade e meio ambiente que seus produtos, na verdade, não entregavam. A prática é conhecida como greenwashing. Como penalidade, as montadoras precisarão alterar suas campanhas publicitárias.

No caso da Fiat o problema estava no Pneu Superverde, que prometia tecnologia sustentável capaz de garantir baixo consumo de combustível e alta durabilidade, o que supostamente contribuiria para a preservação do meio ambiente. Segundo a Proteste, no entanto, ainda que o pneu ofereça os benefícios citados, outros fatores como produção, uso e descarte do componente derrubam facilmente a promessa ”verde” do produto. O Conar determina que as informações ambientais divulgadas nas propagandas sejam precisas.

A denúncia contra a General Motors foi motivada pelo nome Chevrolet Eco dado a alguns motores e transmissões oferecidos pela marca. A fabricante argumentou que o nome vinha de econômico, não de ecológico. A justificativa não foi aceita principalmente porque o anúncio citava melhoria nas emissões de poluentes. Segundo a Proteste, esta associação poderia levar o consumidor a pensar que o produto tinha apelo sustentável.

Já o papelão publicitário da Ford foi causado pela divulgação do Ford Fusion equipado com motor Ecoboost, que insinua que o carro oferece o melhor equilíbrio entre potência e economia, com baixa emissão de CO2. Enquanto as promessas são de baixo consumo, a realidade é que o modelo vai mal no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com nota D na comparação com outros veículos da categoria. Com isso, o Fusion Ecoboost sequer tem o selo Conpet, que sinaliza ao consumidor os produtos com melhor eficiência energética.



Tags: Fiat, GM, Ford, propaganda enganosa, meio ambiente, Proteste.

Comentários

  • Leo

    A nota do Fusion é C na Comparação Relativa na Categoria.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência