NOTÍCIAS
18/05/2017 | 14h04

Indústria

MAN reduz custos de projetos com impressão 3D

Máquina trabalha 24 horas por dia e produz 250 peças protótipos por ano


REDAÇÃO AB

A MAN Latin America comemora os resultados obtidos com a adoção da impressão 3D na concepção de seus projetos: a montadora registra a redução de cerca de 80% do custo de desenvolvimento de modelos conceituais na fase inicial. Além disso, a empresa verificou benefícios também no cronograma, uma vez que o processo, que poderia chegar a dois meses, hoje requer apenas alguns dias para ficar pronto.

São cerca de 250 peças protótipos por ano feitas por meio da impressão 3D. A MAN LA também passou a recorrer à tecnologia para produzir itens de maior complexidade e moldes para outras peças, que facilitam a produção de peças com diferentes materiais. A complexidade das peças impressas tem evoluído em velocidade acelerada, com a produção de componentes maiores e com riqueza de detalhes. Antes de adquirir sua própria impressora 3D, em 2013, a montadora terceirizava o serviço.

“Capacitamos nossos profissionais e cada vez mais ampliamos seu escopo de atuação. Essa é mais uma avançada ferramenta de engenharia que utilizamos para reduzir o custo de nossos produtos e garantir a competitividade frente ao mercado”, comenta o diretor de engenharia do desenvolvimento, Leandro Siqueira.

Com a impressora é possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça, em apenas algumas horas, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos. É possível também trabalhar múltiplos projetos simultaneamente, com cronograma enxuto. As peças confeccionadas servem para a validação de modelos conceituais e avaliação de sua montagem e acessibilidade.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.