NOTÍCIAS
11/09/2017 | 13h14

Lançamentos

Audi A8 é o 1º autônomo fabricado em série

Sedã está entre as grandes atrações do Salão do Automóvel de Frankfurt


REDAÇÃO AB

A Audi sai na frente ao levar ao Salão de Frankfurt (de 14 a 24 de setembro, na Alemanha) o novo sedã A8 como o primeiro carro autônomo do mundo produzido em série. O carro está entre as grandes atrações da mostra alemã. Foi projetado para condução autônoma em nível 3, em que não é preciso manter nenhuma das mãos ao volante nem mesmo acelerar ou frear.

Nas vias e estradas com várias pistas que tenham uma barreira física que separe os dois sentidos do tráfego, o novo A8, com seu sistema AI Traffic Jam Pilot, assume a tarefa de condução em tráfego lento até 60 km/h.

O AI tira o carro da imobilidade, acelera, dirige e freia. Se o motorista ativar o piloto de congestionamento, poderá tirar o pé do acelerador e as mãos do volante por períodos mais longos e executar outras atividades apoiadas pelo sistema de infoentretenimento, por exemplo. No entanto, deverá permanecer alerta e capaz de assumir a tarefa de dirigir quando o sistema solicitar.

O Audi AI Traffic Jam Pilot se baseia em duas tecnologias que a Audi é a pioneira a incorporar como de série. A primeira é uma unidade de comando do sistema central de assistência do veículo, que gera uma imagem dos ambientes durante a condução por fusão dos dados do sensor.

Ao mesmo tempo ocorre uma segunda fusão de dados na unidade de controle do radar. Enquanto isso, um scanner a laser, a segunda inovação, fornece informações detalhadas sobre veículos que entram na estrada e circulam em vias periféricas, por exemplo.

A Audi também leva a Frankfurt como conceito um utilitário esportivo grande, de 4,9 metros. Autônomo e elétrico, ele se baseia no Audi e-Tron Sportback. Tem três motores elétricos, tração integral e potência combinada de 370 quilowatts (503 cavalos).

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.